Quem acompanha este AnderSonsBlog sabe o quanto a gente por aqui cobra, questiona e critica o governador Fábio Mitidieri (PSD). Porém é preciso deixar claro que não se trata de nada pessoal, viu gente? É que na administração pública é preciso mesmo que haja quem cobre – afinal, essa cobrança beneficia o povo.
Acontece que mesmo quem critica pode elogiar quando vê algum acerto. Isso é o que chamamos de equilíbrio. E recentemente, numa entrevista ao radialista Jailton Santana, Fábio Mitidieri fez uma bela declaração sobre o pré a prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, também do PSD, que AnderSonsBlog reproduzirá abaixo.
Quando questionado quem ele apoiaria na Barra, o governador não titubeou: “Airton, topado! Ele fez um gesto comigo que eu nunca vou esquecer: 2012 eu tinha perdido para vereador e ele tinha dito que ia votar comigo para deputado federal. Em 2012 mesmo, quando acabou a eleição, ele ganhou pra prefeito e eu perdi para vereador! Mas ele me disse: ‘você vai ser meu deputado, eu firmei essa palavra com você’. Aí quando foi em janeiro de 2013, tinha um festival de verão lá na Barra e ele foi pelo meio do povo me apresentando como pré-candidato dele a deputado federal. Aquilo ali foi um gesto muito importante pra mim, ele nunca me abandonou e nem eu nunca abandonei ele. Ele me pegou como suplente de vereador e hoje eu sou governador. E a relação dele comigo é de carinho, respeito e gratidão”.
Olha só, leitor e leitora, o quão bonito é esse reconhecimento de Fábio em relação a Airton Martins, né verdade? Depois de se eleger e se reeleger deputado federal e, agora, estar governador, Fábio poderia tirar por menos a sua relação com Airton, mas faz justamente o contrário: eleva o nome do aliado político a uma esfera diferenciada, reconhecendo em Airton não apenas um aliado, mas um amigo mesmo. Ponto pra Fábio!
Mas a casa aqui quer virar a moeda para vermos o outro lado. Lógico que ambos são aliados e que a união entre os dois é mais do que normal, é normalíssima! Mas é preciso destacar o que o próprio Fábio explana claramente: Airton Martins leva Fábio até a população barracoqueirense no pior momento do primeiro e no melhor momento do segundo – o primeiro derrotado pra vereador em Aracaju e o segundo levado pela segunda vez à prefeitura da Barra nos braços do povo.
E aí o que vem depois é história. Mas acontece que a primeira impressão é a que fica: Airton pegou um Fábio derrotado e fez questão de reafirmar seu compromisso e seu apoio firmados antes da derrota. E sabe o que isso significa? Que Airton não se guia pelas vantagens e benefícios que ele pode ter, mas sim pela palavra dada e pelo respeito a quem dele precisa nas horas mais difíceis.
Entende, leitor e leitora, por que é que o povo da Barra dos Coqueiros anseia muito pelo retorno de Airton ao comando administrativo do município? É que além de ser um gestor qualificado, Airton Martins honra algo que é muito raro na vida política: a palavra dada!
Por isso que, na Barra, o povo resume o sentimento das Eleições 24 de forma muito singela e numa palavra só: saudade! Isso mesmo: saudade de um tempo em que a Barra tinha um prefeito que trabalhava muito e que fazia questão de ajudar a quem dele precisasse, independente do momento vivido.
E é por aí mesmo que a política tem que funcionar. Sem mais.
1 Comentário
Vanessa
Não existe dupla melhor que essa!