A imagem acima, feita na transmissão do cargo de prefeito na última quarta, 1º, é histórica sob quaisquer ângulos analíticos. Quer ver só? (1) Gilson Andrade (PSD) foi o primeiro prefeito de Estância que, reeleito, conseguiu fazer o seu sucessor, no caso o prefeito André Graça, também do PSD; (2) André, que era vice de Gilson, mostrou fidelidade e, ao contrário de alguns vices por aí, jamais criou dificuldades para o titular, muito pelo contrário, pois ajudou muito Gilson na gestão.
E (3) agora o desafio de ambos será outro: retomar o protagonismo político estadual que Estância e a região Sul já tiveram. Sim, porque o que está em jogo para as Eleições 26 será o retorno da política estanciana ao centro dos debates políticos sergipanos.
Senão, vejamos: a região Sul de Sergipe não tem nenhum deputado estadual e o deputado federal Thiago de Joaldo (Progressistas) representa a região, claro, mas a partir de Itabaianinha, sua base eleitoral mais forte.
E, claro também, nada contra Itabaianinha ou qualquer outra cidade do Sul sergipano, todas elas têm direito de pleitear vagas na Alese ou na Câmara Federal, sem problema nenhum!
Acontece que Estância é, sem erro e segundo o próprio IBGE, o maior dos municípios dessa importante região de Sergipe. E chega a ser, de certa forma, injusto que a Cidade Jardim não esteja representada diretamente em espaços da política do estado.
Mas, na avaliação deste AnderSonsBlog, essa realidade pode e deve mudar a partir de 26. É que André, preparado política e administrativamente, tem tudo o que é necessário para fazer uma grande gestão: foi secretário de Agricultura por 8 anos, vereador por mais 8, presidente da Câmara por 4 anos e, como já dito, foi um vice-prefeito exemplar.
Já Gilson, após os 8 anos de gestão, somados aos dois mandatos conquistados de deputado estadual, sai da prefeitura com uma avaliação positiva muito considerável mesmo, ainda mais quando se sabe que a população de Estância é extremamente inteligente e exigente, o que gabarita ainda mais o fato dele ter se reeleito e eleito o seu sucessor.
Assim, leitor e leitora, ainda que tenha quem venha com aquele papinho de que “é cedo pra falar das próximas eleições”, a casa aqui vai na jugular do assunto: só é cedo pra quem já está lá, porque pra quem precisa chegar lá, o trabalho já tem que ter começado.
E como Estância e a região Sul precisam e merecem chegar lá, o debate sobre as Eleições 26 já tem que começar mesmo, com Gilson Andrade, com total apoio de André Graça, começando a pavimentar os caminhos que podem levá-lo à Alese ou mesmo à Câmara Federal. E que siga o baile!