Nesta sexta, 8, finalmente o impasse envolvendo o governo do estado e o Hospital de Amor de Lagarto (HAL) parece estar em vias de se dissipar.
Em reunião com o diretor do HAL, Henrique Prata, o governador Fábio Mitidieri (PSD) definiu como prioridade as licenças e as concessões necessárias, por parte do estado, e isso desatou o nó que estava atado desde o ano passado. Uma beleza!
Sim, porque havia uma animosidade muito ruim entre o governo de Fábio e o HAL que só causaria prejuízos à população, especialmente entre aqueles que ou têm câncer ou têm alguém na família ou no círculo de amizades que precisam de tratamento pra essa terrível doença, sendo que estes não têm nada a ver com os entraves burocráticos que existiam, né verdade?
Então, temos mais uma etapa finalmente vencida, graças Deus e as pessoas de boa vontade.
Mas tem mais um ponto que precisa ganhar publicidade, precisa chegar à toda sociedade, pra que possamos identificar quem, de fato, tem feito o possível – e, por que não, o impossível também – pra que o HAL funcione o mais rápido possível.
É de conhecimento público que o HAL tem parceria com o Hospital Universitário de Lagarto (HUL) para a realização de cirurgias que ainda não podem ser feitas nas instalações do HAL.
É que profissionais já existem, mas faltavam leitos. Acontece que, por Lagarto não possuir uma UPA 24 horas, a demanda do HUL é muito grande e os leitos por lá estão, invariavelmente, ocupados.
E é aqui que vemos uma luz no fim do túnel: o deputado estadual Sérgio Reis (PSD) entrou em contato com a direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição, unidade filantrópica lagartense, para que sejam disponibilizados leitos para o HAL, firmando uma parceria nos moldes da firmada com o HUL.
Não se trata de favor, não se trata de uma ação por conta da oportunidade. Na verdade se trata de uma parceria que, nascendo agora, tende a seguir por muito tempo e, o principal, pode oportunizar imediatamente o funcionamento do Hospital de Amor sem a necessidade de aguardar por licenças, concessões ou obras.
O Nossa Senhora da Conceição está pronto, preparado e querendo essa parceria. E isso é o que se chama de agir para salvar vidas, sem meio termo, sem arrodeios.
Claro que a politicagem lagartense descerá a lenha em cima atitude altruísta de Sérgio Reis, isso fica mais do que claro quando se lê comentários maledicentes em postagens nas redes sociais em que essa ação de Sérgio é reportada. Mas como se trata de uma minoria, o certo é deixar pra lá e seguir em frente.
Porque, ao final e ao cabo, o que se espera de quem está na vida pública é justamente o que Sérgio Reis propôs agora: deixar diferenças de lado e partir pra cima do problema para resolvê-lo. Simples assim! Fundamental assim! Simbora?