Ineditismos de Gilson Andrade em Estância e a certeza de que ele seguirá na vida pública a partir de uma característica dele: o administrador, o político e o homem Gilson é forjado pela gratidão!

Vamos logo de um fato inconteste: o prefeito de Estância, Gilson Andrade (PSD), é dono de um feito, dentre muitos, inédito na política estanciana, uma vez que, pela primeira vez na história, ele se elegeu prefeito, se reelegeu e elegeu seu sucessor, o atual vice André Graça, também do PSD.

Só isso já vale para marcar no nome de Gilson, um itabaianense de nascença, da Matapuã – ou Moitchapã, pros mais chegados –, sendo um estanciano de vivência, vida e coração há quase 40 anos, na história político-administrativa de Estância.

Mas Gilson não se faz de rogado e parte pra mais ineditismos: na última quinta, 26, promoveu em sua residência e sob suas próprias expensas um almoço-confraternização com seu secretariado. E olha que não foi um secretariado qualquer, mas, sim, um composto por todos aqueles e aquelas que, ao longo dos últimos 8 anos, em algum momento, fizeram parte da gestão estanciana sob o comando de Gilson.

Salvo engano, em nenhum outro momento e nem em nenhuma outra cidade esse tipo de encontro aconteceu – e como a gente está sempre passível de se ‘salvenganar’, parafraseando o genial jornalista José Teles, do Recife, se alguém souber de um encontro desse tipo, manda pra casa aqui que a gente registra.

Tivemos quem passou por aqui por 4 meses, por 8 meses, por 4 anos e até quem passou pela nossa gestão os 8 anos inteiros. E o sucesso de nossas gestões tem que ser creditado a cada um de vocês, cada um que deu sua parcela de contribuição ao longo desses 8 anos” frisou Gilson durante o agradabilíssimo encontro do qual este AnderSonsBlog participou, uma vez que o jornalista Anderson Christian secretariou a Comunicação estanciana em 2019.

E é desse período que iremos contar duas breves histórias que dão a dimensão do caráter de Gilson e de sua grandeza d’alma.

A primeira é bem pessoal e diz respeito ao convite feito por ele pra que a gente comandasse a Comunicação local. Era fevereiro de 19, AnderSonsBlog estava secretariando a Comunicação de Lagarto quando o saudoso Valmir Monteiro sofreu o golpe que o tirou da prefeitura lagartense e resultou em toda a história comovente que mudou, pra pior, obviamente, a política lagartense naquela época – triste período que, graças da Deus, está quase acabando, porque o sangue de Jesus tem poder! Gilson ligou para este que vos tecla e perguntou “você vai seguir aí?”. A resposta foi imediata “Deus me livre! Se fizeram do que fizeram com Valmir, imagina com um mero secretário, Gilson!”. De bate pronto ele convidou para um café no dia seguinte e, também de bate pronto, foi logo perguntando: “topa ser meu secretário de Comunicação?”. Convite aceito e, dali em diante, um curto, porém intenso e incrível período de experiência profissional e emocional, pois nascia ali um amor gigantesco pela cidade de Estância e por sua gente. Simplesmente inesquecível!

E a segunda história é ainda mais reveladora. Na Semana Santa daquele mesmo ano, em plena Sexta-feira da Paixão, Gilson havia convocado todo o secretariado para a distribuição de peixe e de cestas de alimentos na antiga lixeira do município. Entendendo o convite como uma missão profissional, a casa aqui convocou a equipe da Secom, incluso o saudoso Raziel, que Deus o tenha e siga confortando sua família, pra cobertura midiática da ação. E foi só a gente descer do carro pra Gilson vir de lá, dedo em riste para o alto em sinal de negativa. Quando ele se aproximou, a explicação. “Em outras ações a gente filma e dá publicidade, mas em plena Paixão de Cristo eu prefiro que não se divulgue para não constranger essas pessoas necessitadas”. Ordem obedecida, mas o que valeu mais foi ver que o prefeito, na hora de ajudar quem mais precisava, não o fazia por vaidade e nem por apelos midiáticos ou eleitorais, fazia, literalmente, de coração!

Em seguida foram várias experiências realmente marcantes – como por exemplo o São João de 19 em que a casa aqui teve que ‘gastar’ seu ‘inglês de gago’, seu ‘francês de fanho’ e seu ‘portunhol canalha’ pelo fato de Estância ter sido invadida, durante 30 dias, por uma imensa leva de turistas estrangeiros oriundos de Salvador/BA, onde a secretaria de Cultura e Turismo tinha feito um belo workshop ‘vendendo’ a festa estanciana e a de Comunicação fez uma ação de mídia por cerca de um mês antes da festa em si. Uma maravilha!

E veio a hora da despedida, por conta de um outro desafio profissional. Mas a casa aqui garantiu a Gilson Andrade que seguiríamos juntos. E não deu outra: com nossa modesta colaboração, seguimos juntos e Gilson se reelegeu e elegeu seu sucessor, justamente André Graça, que deve dar prosseguimento e buscar novos avanços no sentido de Estância seguir tendo uma das gestões públicas mais qualificadas de Sergipe.

Por tudo isso e muito mais – se fossemos destrinchar tudo de bom que aconteceu em Estância sob o comando de Gilson, aqui não haveria espaço. Mas, quem sabe, não aparece em breve uma forma desse registro ser devidamente feito, hein? – é que este AnderSonsBlog parabeniza Gilson, devolve a ele toda a gratidão por ele mesmo demonstrada esta semana aos seus colaboradores e, enfim, vaticina: Gilson Andrade, querido amigo, o final de suas duas exitosas gestões em Estância não significam um adeus à vida pública. No máximo é um ‘até breve’, viu? Afinal, 26 está batendo à porta. Até a próxima, amigo!

Gostei 2
Não Gostei 0

Deixe um Comentário