Olha só que história escabrosa que a gente aqui do AnderSonsBlog desencavou: nas Eleições 20, quando disputou a prefeitura de Cumbe, Eri Barroso (União) perdeu a peleja por apenas 29 votos. Isso mesmo: 29 votos. Mesmo se tratando de um eleitorado realmente pequeno – naquele ano foram apenas 3.565 votos válidos para prefeito –, ainda assim a diferença foi ínfima.
Mas aconteceu um episódio, faltando ali coisa de 15 dias para as eleições naquele ano, que seguramente foi decisivo para a derrota de Eri: ele foi levado por uma pré a vereadora até uma casa de uma eleitora. De lá saíram gravações que, supostamente, mostravam o cometimento de um crime eleitoral, o da compra de votos.
E embora Eri garantisse que não tinha nada daquilo em sua campanha, o assunto chegou à população e seu nome acabou maculado, sem sombra de dúvida. E o resultado acabou sendo o que foi.
Pois bem, o tempo passa, o tempo voa, embora não na mesma velocidade que deveria em relação às denúncias eleitorais, e nesta terça, 18 de junho, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) finalmente se pronunciou sobre aquela denúncia que tanto prejudicou Eri e o resultado foi acachapante: por unanimidade Eri foi inocentado da acusação e, para aumentar ainda mais o drama, ficou claro para a Justiça Eleitoral que se tratou de uma denúncia ‘armada’, isso diante da chamada “ilicitude da prova”.
No popular: armaram uma ‘cocó’ pra Eri, filmaram e depois o acusaram de um crime que ele não cometeu! E isso com rádios divulgando, grupos de zap-zap divulgando e a fofocaria se espalhando tal qual fogo em mato seco! Um absurdo sem tamanho que, graças a Deus e aos homens e mulheres de boa cabeça e boa vontade, foi corrigido pela Justiça Eleitoral.
Mas, diante de uma situação terrível dessas, em que a liberdade democrática de escolha do povo do Cumbe foi contaminada por uma armação dessas, ainda falta uma ‘justiça’ ser feita: a do próprio povo!
E oportunidade não faltará nessas Eleições 24: é que Eri Barroso, agora 100% legalmente garantido na disputa, já toca a sua pré-campanha a prefeito de Cumbe a todo gás. Caberá ao povo de Cumbe fazer a sua parte, né verdade? Sem mais!