Pesquisa, é sempre bom que se diga, é um retrato do momento, tá beleza? Mas mesmo quando se analisa por esse viés, é possível dizer que o pré a prefeito Sérgio Reis (PSD) está realmente muito bem na foto.
Duvida? Então vamos à análise da pesquisa do Instituto Opinião, feita em Lagarto e registrada sob o número SE-06263/2024, quando foram ouvidos 700 eleitores e eleitoras entre os dias 29 de junho a 1º de julho. A margem de erro é de 3,7% e o nível de confiança é de 95%. A divulgação original dessa pesquisas foi feita pelo grande Narcizo Machado, da Fan FM, nesta terça, 9.
Comecemos pela consulta espontânea, quando Sérgio lidera com 23,6% das citações, seguido por Rafaela Ribeiro, 18,1%; Hilda, 10,8%; Valmir Monteiro, 8,4%; Fábio Reis, 2,1%; Candidatos do Grupo Saramandaia, 0,4%; Outros, 1,2%; Nulo/Branco, 5,3%; e Não Opinou/Não Sabe, 30,2%.
No primeiro cenário estimulado, com a apresentação dos nomes na disputa, Sérgio novamente lidera com 36,9%, com Rafaela Ribeiro chegando a 27,9%. Na sequência, Valmir Monteiro, 23,6%; Nulo/Branco, 6,1%; Indeciso/Não Sabe, 4%; e Não Opinou, 1,5%.
No segundo cenário, novamente Sérgio lidera com 43,2%; Rafaela, 31,2%; Ibrain Monteiro, 11,1%; Nulo/Branco, 7,7%; Indeciso/Não sabe, 4,6%; e Não Opinou, 2,1%.
Nos dois cenários acima, mesmo com a possibilidade de um terceiro nome, ou o de Valmir ou o de Ibrain, fica claro que a liderança de Sérgio é um fato consumado, correto?
Mas é no terceiro cenário que essa liderança se expande e demonstra o bom momento vivido por Sérgio junto ao eleitorado lagartense. É que, nessa terceira consulta, Sérgio Reis lidera folgado, alcançando 49% da preferência do eleitorado contra 37,9% de Rafaela Ribeiro, sendo que Nulo/Branco fica em 8%; Indeciso/Não Sabe, 2,7%; e Não Opinou, 2,3%.
Retirando-se Nulo/Branco, Indeciso/Não Sabe e Não Opinou, quando temos a intenção de votos válidos, aí a liderança de Sérgio avança para 56,4% e Rafaela estaciona em 43,6%.
Vamos ser bem didáticos, então? Bora lá: embora não seja prudente cravar resultados com tanta antecedência, a eleição lagartense se mostra claramente pela mudança, pela retirada do atual grupo no poder.
E Sérgio se mostra, também claramente, como a opção mais viável para isso ocorrer. Tanto é que, quando a disputa é entre ele e a candidata da situação, a vantagem dele se agiganta, lembrando sempre que mesmo com outros nomes na consulta ao eleitorado, ainda assim Sérgio segue na liderança.
Ou seja: Sérgio tá pavimentando bem seu caminho até a Praça da Piedade, nº 13, no centro de Lagarto, lá pra 1º de janeiro de 25. Simples assim!
2 Comentários
Francisco Carlos Oliveira Simião
Vai sonhando
Ribeiro Filho
A eterna disputa Bole-Bole é Saramandaia, desde os tempos idos da novela de autoria de Ricardo Linhares e Dias Gomes. A novela aconteceu no ano de 1976, mas a saga da política lagartanese repete esse moto contínuo há quase 50 anos. Tivemos um brevíssimo intervalo com a eleição de Valmir da Madeireira, esse foi cozinhado vico na pressão e quase morreu. A política lagartense se locupleta com essa alternância de poder familiar entre os Ribeiros e os Reis ‘ad infinitum’