Mesmo que adversários insistam na negação, Yandra Moura dá não apenas sinais, mas provas de que sua pré a prefeita de Aracaju é uma realidade para além das ações de rua. Vai vendo

Olha como é interessante a dinâmica da política: numa semana em que teve sua pré a prefeita de Aracaju colocada em dúvida por alguns de seus adversários, a deputada federal Yandra Moura (União) simplesmente deu de ombros e intensificou os trabalhos visando justamente as Eleições 24 na capital.

E olha que AnderSonsBlog não analisa isso apenas pelo que de mais aparente a parlamentar realizou, como as ações de rua, importantíssimas para sacramentar sua pré-candidatura.

Mas é importante, sim, registrar que Yandra fez, nesse final de semana, mais três edições do programa FelizCidade: 17 de Março, Japãozinho e bairro América foram os locais em que Yandra teve contato com as famílias através de uma ação natalina direta e objetiva.

Pode-se dizer que esses foram os momentos mais populistas da agenda de Yandra, o que, por sinal, não depõe em nada contra ela, muito pelo contrário. Afinal, sem contato direto com a população, sem voto, né isso?

Mas ainda nessa seara, digamos, mais pragmática, Yandra, neste final de semana, realizou plenária do seu ‘Novos Caminhos Para Aracaju’.

E veja só, leitor e leitora: o lugar escolhido foi nada mais, nada menos do que o Bugio, um marco populacional e, consequentemente, eleitoral da Zona Norte aracajuana.

Mas se alguém duvidar da intenção e da disposição de Yandra Moura, olha só os dois de eventos oficiais e institucionais que ela participou entre a quinta, 7, e a segunda, 10: primeiro foi o lançamento de uma nova etapa do Opera Sergipe voltado para a realização de cirurgias em… Aracaju!

E depois foi o lançamento do programa Ser Criança, voltado para a primeira infância, que vale para todo o estado, mas que foi lançado pelo governo em… Aracaju!

É ou não uma agenda intensa e genuinamente voltada para a capital sergipana? E então, ainda resta dúvida sobre a seriedade com que Yandra está trabalhando sua pré a prefeita de Aracaju?

Mas tem mais uma coisa que não ficou tão aparente, mas que chamou demais a atenção de AnderSonsBlog: na semana passada, Yandra deu entrada na Câmara Federal no Projeto de Lei 5869/2023.

Resumindo a parada: trata-se do Programa de Fomento às Cidades Criativas e será, caso aprovado, coordenado pelo Governo Federal.

Só que no cerne desse projeto está o fato de que ele atende ao conceito de Cidade Criativa elaborado pela Unesco, que por sua vez faz referência as cidades que valorizam e promovem a criatividade como forma de atrair talentos, gerar emprego e renda, desenvolver a economia e aumentar a qualidade de vida.

E tudo isso com a possibilidade de financiamento público, que se daria através de avaliação e seleção do Ministério da Cultura, além do envolvimento de demais órgãos responsáveis por cultura, ciência, tecnologia, inovação e comunicação.

E o projeto também prevê parcerias coma iniciativa privada para que, por fim, sejam alavancadas atividades como cultura, arte, design, tecnologia, gastronomia e artesanato para, ao final e ao cabo, incentivar áreas como o turismo criativo, por exemplo.

Bem, ao final dessa rápida análise sobre o projeto apresentado por Yandra, não é possível dizer que ela legislou em causa própria, afinal, caso aprovado, o projeto beneficiará toda e qualquer cidade brasileira que se proponha a assumir pra si o posto de Cidade Criativa.

Mas, convenhamos, pelas características de Aracaju, um projeto desses cai como uma luva para uma gestão que atente para essas características que, combinemos, têm tudo a ver com a capital sergipana, né verdade?

Assim, somando-se uma agenda pragmática absolutamente imersa em Aracaju a uma agenda parlamentar que é benéfica para cidades que possuam características que a capital sergipana possui até demais, ainda tem quem venha com mi-mi-mi de que Yandra Moura não é pré-candidatíssima nas Eleições 24 em busca da prefeitura de Aracaju? Pois é, né?!

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário