Este AnderSonsBlog não defende gestão A e nem B quando expõe declarações polêmicas e, em última análise, desnecessárias do presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), e a gente pode provar isso, sabia?
Pois é! Comecemos por uma publicação aqui da casa datada de 23 de setembro de 23 (leia AQUI). Naquela oportunidade, dois fatos chamaram a atenção no comportamento do presidente do Legislativo aracajuano: o primeiro foi ele alegar que sairia da Rede, partido pelo qual se elegera vereador em 20, porque não concordava com a forma do PSOL fazer política. Pera lá, quer dizer que, na hora de escolher a federação PSOL/Rede para se candidatar ele não tinha conhecimento de como se portava o PSOL? Ah, conta outra, vá!
E ainda naquela mesma postagem, uma frase dele direcionada ao então prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), “ou executa por bem, ou executa por mal”, sobre as emendas parlamentares, deixava claro que Ricardo Vasconcelos, advogado, um cabra que demonstra civilidade em quase todas as suas falas, estava picado pela ‘mosca azul’ do poder.
Tanto tudo isso acima é verdade que, em 5 de novembro de 24, este AnderSonsBlog publicou uma análise em que considerava que o presidente da Câmara de Aracaju estava cheio de mesuras e elogios à então prefeita eleita Emília Corrêa (PL) exclusivamente de olho em seus próprios interesses, no caso, especificamente, em pavimentar o caminho de sua recondução à presidência da Câmara, mas que, na verdade, o que ele estaria preparando mesmo era um ‘mata-leão técnico’ e um ‘nó tático’ para tentar subjugar a gestão de Emília (leia AQUI).
E não deu outra: nesta segunda, 6, em entrevista concedida a Fabiana Ferrari e Paulo Sousa, na Jovem Pan Aracaju, reproduzida pelo site Hora News (leia na íntegra AQUI), apenas 5 dias após a posse de Emília, de Ricardo e demais vereadores e da recondução dele à presidência da Câmara, eis que o parlamentar coloca ‘as unhas de fora’.
Sente o shape dessa declaração de Ricardo Vasconcelos na referida entrevista: “o Legislativo hoje enxerga que é ele que dá o orçamento, ele que diz o que gasta, o que não gasta, não é o prefeito”. E, nesse outro trecho da entrevista, Ricardo foi ainda mais direto. “Eu já falei isso pra Emília, pra ela tomar todo cuidado do mundo com a sedução do poder, com a ‘mosca azul’, porque quem dá o tom da administração pública não é o Executivo, é o Legislativo”;
Olha, leitor e leitora, a casa aqui é constitucionalista até a medula e acredita que o tripé Executivo, Legislativo e Judiciário pode não ser perfeito e até necessitar sempre de aperfeiçoamentos, mas ainda segue sendo a forma mais democrática de se governar, ora pois!
Agora, o que Ricardo dá a entender em suas declarações é que ele, sim, é que foi mordido pela tal ‘mosca azul’ do poder. Como é que pode um advogado, com experiência, que está em seu segundo mandato, propor que se ‘rasgue’ a Constituição e que um poder, o Legislativo, ‘sequestre’ um outro, o Executivo?
Daqui a pouco o presidente da Câmara de Aracaju pode partir pro ataque ao Judiciário e ninguém vai dizer nada? Bem, ao menos este AnderSonsBlog não se cala diante desse tipo de agressão ao equilíbrio democrático entre os diferentes poderes, né mesmo?
Enfim, a entrevista de Ricardo Vasconcelos à Jovem Pan, reproduzida pelo Hora News, está aí e fala por si. Enquanto isso, Emília Corrêa é experiente e calejada o suficiente para tocar sua gestão sem a necessidade de aconselhamentos da imprensa, como é o caso deste AnderSonsBlog. Mas que está mais do que claro que ela precisa cuidar de estreitar o relacionamento de sua administração com os vereadores e vereadoras de Aracaju, até para não ficar a mercê somente do presidente da Câmara, isso é fato!
E quanto a Ricardo Vasconcelos, tão jovem na política e com todo um futuro pela frente, a gente nem vai sugerir nada. A casa aqui só vai lembrar mais um dito popular que, em sua essência, carrega a sabedoria milenar da nossa população: ‘tem que ter cuidado pra não ir com muita sede ao pote’. Sem mais!
1 Comentário
PÁ DAQUI! PÁ DE LÁ! – Ricardo Vasconcelos, presidente da Câmara de Aracaju, contesta informação sobre sua filiação e ele está certo. Quanto aos ‘recados’ à Emília Corrêa, seguimos divergindo - Jornalismo | Andersonsblog
[…] Ricardo Vasconcelos (PSD) em relação ao texto publicado por AnderSonsBlog nesta segunda, 6 (leia AQUI) e, ao final, voltaremos com nossas […]