Este site não é pitonisa de nada e muito menos ‘mãe Dinah’ – ou Diná, sei lá! Mas, vez em quando e, às vezes, de vez em sempre acerta umas previsões.
Sente o shape desse trecho de texto de AnderSonsBlog publicado no sábado, 24, logo após a escolha interna dos delegados do PT que indicarão Candisse Carvalho como pré a prefeita: “Como dito, a ‘porradaria’ em cima dela veio de todos os lados – e deverá seguir acontecendo, afinal se trata de eleição!” (leia na íntegra AQUI).
Poxa, mas não levou nem 24 horas pra ‘porradaria’ comer solta na ‘casa de Noca’ pra cima de Candisse?! Pois é, né? E muita gente boa da Comunicação já veio afirmando que o evento petista ‘flopou’ e tal e coisa.
Bem, aí a casa aqui, que viu legitimidade e engajamento no referido evento, foi fazer umas pesquisas pra ver se procedia o ‘flopar’ cantado aos quatro cantos internéticos.
Primeira coisa: ei, e quando a pessoa vota, seja numa eleição aberta, seja numa eleição interna, depois de votar essa mesma pessoa fica no pé da urna, é? Lógico que não. Assim, menos do que a concentração de gente na sede do PT em Aracaju, o que vale mesmo é o fluxo de pessoas que votaram, né verdade? Por isso o tal do ‘flopou’, supondo um suposto fracasso na votação, já perde força, né verdade?
Mas tem mais: o PT, inclusive nacionalmente, tem uma média histórica de 10% de seus filiados se apresentando pra votar no seu Processo Eleitoral Direto (PED). Aí, como exemplo, o último PED petista em Aracaju, em 19, teve cerca de 700 votantes.
Naquele ano, todas as seis correntes petistas participaram ou apoiando algum nome ou apresentando algum nome. Na votação do sábado, 263 votantes – números oficiais – e algo entre 50 e 60 pessoas que compareceram, mas devido a algum tipo de problema de registro, não puderam votar. Enfim, mais de 300 pessoas se manifestaram, embora nem todas tenham votado.
Mas aí não é 10%, né verdade? É, sim! Só que 3 das 6 correntes petistas se abstiveram, inclusive a maior delas, a Construindo um Novo Brasil (CNB). E tem mais um detalhe: pelas contas do partido são cerca de 7.000 filiados. Mas uma simples consulta ao TSE informa que, em Aracaju, o PT tem exatos 4.518 filiados.
E aí teria algum problema na totalização feita pelo PT? Não! A verdade é que devido a mudanças de partido ou desfiliações puras e simples, o filiado ou a filiada é que precisa informar ao partido em questão sobre esse seu novo posicionamento.
Somando todas essas questões, levando em consideração que o PT aracajuano tem esse total de filiados e que a média histórica é de 10% de votantes, isso quando as 6 correntes internas participam do PED, esses 263 votantes, somados ao demais que participaram, embora não tenham votado, assegura uma participação total de algo em torno de 8%, portanto muito próximo a média histórica de votantes, ainda que metade das correntes tenha se abstido nesse momento.
E o que isso quer dizer? Que Candisse terá que dar seus pulos para conseguir a unidade integral do PT em torno de seu nome, o que é algo bem óbvio. Mas todas essas contas feitas aqui por AnderSonsBlog servem também para mostrar que as Eleições 24 serão marcadas pela criação – nem sempre criativa, diga-se de passagem – de narrativas ao bel prazer de interesses vários.
E olha, leitor e leitora, é legítimo que cada um tenha seus interesses, seus modos de ver a coisa toda, suas opiniões livres e coisa e tal. O que não pode é não se aprofundar em dados concretos e tentar vaticinar isso ou aquilo sem o devido fundamento! E isso vale não apenas para a pré a prefeita de Candisse, viu?
Vale pra todo mundo que se habilitar pra disputa desse ano. Afinal, o leitor e a leitora, o eleitor e a eleitora, merecem esse esforço de pesquisa e apuração por parte de todo mundo que comunica sobre política, não é verdade? Simples assim!