Ora, ora, gentes! Ora pois, leitor e leitora! E não é que AnderSonsBlog vai emular um colunismo social por aqui nessa postagem?!
Calma lá! Não é bem isso e, falando a sério, o fato concreto é que chamou a atenção demais da casa o aniversário do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), ocorrido neste sábado, 5.
Lógico que quando um político aniversaria, muitos outros políticos o homenageiam. Mas, no caso de Luciano, foram tantos, mas tantos parabéns e felicitações enviados pelas redes sociais que a data se tornou quase que um evento!
Por isso mesmo que AnderSonsBlog pediu a assessoria do deputado que nos ajudasse listando o máximo possível de gentes da política sergipana que deram as caras em suas próprias redes sociais pra desejar felicidades e muitos anos de vida a Luciano.
E a lista recebida – com a ressalva de que faltarão alguns nomes porque as redes do aniversariante deram “tilt” diante de tantas menções – vem adiante, nome após nome, sem distinção de cargos e/ou partidos, beleza?
E, logo depois, AnderSonsBlog explica a razão desta postagem apontar o republicanismo e a civilidade como exemplos pra todos os que estão na política, seja como protagonistas, seja como apoiadores. Vai vendo!
Fábio Mitidieri; Laércio Oliveira; Jorginho Araújo; Walter Pinheiro; Cristiano Barreto; Lidiane Lucena; Marcos Oliveira; Neto Batalha; Cristiano Cavalcante; Luizão Dona Trampi; Paulo Júnior; Pato Maravilha; Kaká Santos; Marcelo Sobral; Luciano Bispo; Maisa Mitidieri; Netinho Guimarães; Ibrain Monteiro; Carminha Paiva; Áurea Ribeiro; Capitão Samuel; Renaldo Prata; Zé Rosa; Dona Clara; Fábio Meireles; Pastor Jonatha Santana; Divalcir do Sertão; Rogério Nunes; Delson do Bonfim; Geraldo Macedo; e, finalmente, Jadiel Vieira.
Todos os citados acima são figuras públicas que não necessariamente estão alinhadas ou são aliadas figadais do aniversariante, assim como não compõem um grupo homogêneo, sendo que muitos são fortemente antagônicos entre si. Mas é justamente aí que está a graça dessa postagem!
Aliás, é aí que está a graça e a importância de se chamar a atenção para algo que, em tempos normais, combinemos, nem precisaria desse tipo de análise.
Mas, enquanto sociedade, andamos esgarçando tanto as relações por conta dos diferentes posicionamentos políticos que parece que ninguém mais considera o respeito como sendo algo maior do que as diferenças.
E, pior, parece até que a turma mais radical, que defende cegamente sua opção e ataca violentamente a opção do outro, perdeu a capacidade de entender que mesmo os adversários mais ferrenhos podem se respeitar mutuamente, convergindo aqui e ali, quando isso for possível, mas seguirem adversários. Veja, leitor e leitora, a palavra é adversários, e não inimigos!
Por isso que dentre as figuras públicas que parabenizaram Luciano Pimentel, AnderSonsBlog deixou para citar por último os nomes do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) e do prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana (PSB). Eles são adversários ferrenhos, já estiveram em palanques diferentes em 20; seguramente estarão em campos opostos novamente em 24; mas nem por isso precisam deixar de lado a elegância e o respeito, além de terem pontos em comum, como é o caso da amizade com Luciano de ambos.
E aí, radicais ridículos, por conta disso um ou outro “traiu o movimento”? Ou um ou outro está “vendido” por professarem uma mesma opinião sobre alguém? Façam-nos o favor, né?
Ao final e ao cabo, desde quando foi que nós voltamos a ser divididos entre Pebas e Cabaús? Olha, gente, o mundo tá tão chato desde que voltamos a idade da pedra lascada em termos de debates políticos, onde tudo é “pau é pau, pedra é pedra”, e já são tantos os amigos, conhecidos e pessoas queridas que embarcaram nesse radicalismo improdutivo que AnderSonsBlog anda pensando seriamente em radicalizar e dirigir-lhes a seguinte e sonora frase: “vão à merda!”
No mais o que resta é parabenizar Luciano pelo aniversário, pelos três mandatos consecutivos na Alese, pelas boas causas que ele tem levantado e defendido e, principalmente, por ser motivador de uma atitude republicana e civilizadas de seus amigos que, mesmo sendo alguns antagônicos entre si, convergem no respeito ao abraçar e felicitar um querido amigo em comum, sem radicalismos, beleza?