AnderSonsBlog vai logo na cara dura: governador Fábio Mitidieri e vereaor e presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), dois amantes confessos do futebol, que tal uma ajudinha pro timr sub-20 do América de Pedrinhas pra ajudar no custeio da viagem de volta da garotada? Antecipadamente pedindo desculpas pela invasividade, essa pedida se dá porque este AnderSonsBlog e nosso colaborador absolutamente voluntário, Luiz Américo, já fizeram seus respectivos Pix’s pro número de celular 79 988167672, em nome de Marcus Alessandro Pereira Santos. Só que se o governador do estado e o presidente fizerem o mesmo, aí mais gente se motivará a ajudar esse time de ‘guerrerinhos’ a terem uma bela viagem de volta ao torrão natal e, em caso de haver valores excedentes, a comissão técnica e diretoria do América poderá distribuir igualmente com a garotada. E isso urge, minhas gentes, uma vez que a viagem de retorno começa amanhã, sábado, 11, as 7 da matina, valeu? E, Fábio e Miltinho, se vocês quiserem e autorizarem, AnderSonsBlog divulgará gratuitamente esse belo gesto, beleza? Feito o apelo, boraa pra mais um texto espetacular de Luiz Américo sobre a despedida do América da Copinha 2025. Vale a leitura e vale ainda mais a emoção dessa participação fantástica desse time idem que levou Pedrinhas e Sergipe pra todo o Brasil!
“Uma desclassificação de cortar o coração
Luiz Américo*
Caiu, mas caiu de pé! Esse foi o fim da histórica participação do América de Pedrinhas na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A brilhante participação da equipe sergipana teve um fim melancólico, mas nada que tire a dignidade dos jogadores e comissão técnica.
Assim como contra o Internacional/RS, a equipe sergipana optou por uma marcação no próprio campo e partindo forte para os contra-ataques. E foi assim, sofrendo grande pressão da qualificada equipe do Barra/SC, que, aos 22 minutos, em um lançamento longo, o atacante Gago aproveitou a indecisão da zaga adversária e abriu o placar para equipe de Pedrinhas, gol que garantiria a sonhada vaga para a fase mata-mata do torneio. Mas ainda faltava muito tempo de bola rolando.
Na segunda etapa, a equipe sergipana voltou ainda mais concentrada e aguerrida, criando boas situações de gol e neutralizando bem as investidas dos catarinenses. E então, aos 33 minutos da segunda etapa, o atacante Matheus Pereira ampliou para o América. Com 2 x 0 no placar e restando apenas 13 minutos e os acréscimos, a equipe sergipana estava com um pé na segunda fase.
Só que o futebol é, literalmente, uma Caixinha de Surpresas”. O América segurou firme a equipe do Barra e, de forma surpreendente, até criou novas situações de gol. Só que o inesperado estava por vir, e restando apenas um minuto do tempo regulamentar, com requintes de crueldade, após bola alçada na área e com o desvio adversário no primeiro pau, o bom zagueiro sergipano, Pedro Kauã, um dos melhores em campo, jogou contra o próprio patrimônio, marcando o gol contra que diminuiu a vantagem da equipe de Pedrinhas.
Ainda estava tudo sob controle, faltava apenas segurar o placar nos 6 minutos de acréscimos dado pelo árbitro da partida. Só que logo aos 47 minutos da etapa final, veio o golpe fatal e a forte marcação sergipana pareceu ter perdido o rumo, deixando o atacante Moisés entrar livre na área e empatar para equipe de Santa Catarina.
O duro golpe foi fatal, os sergipanos lutaram bravamente até o fim, mas pesou a falta de experiência, e o desespero prevaleceu, não dando qualquer chance de reação.
Triste fim de uma trajetória épica. Fica os parabéns para os guerreirinhos de Pedrinhas, comissão técnica e estafe. Muitos ‘se’s’ podem surgir na cabeça de cada um deles. Se não tivesse tomado o segundo gol do Flamengo de Guarulhos; se jogasse contra o Flamengo concentrado como nas outras duas partidas; se após ao segundo gol colocassem até o porteiro do cemitério de Pedrinhas dentro da área para não ter mais jogo. Se, se, se…
Mas o mais importante para cada um dos atletas foi cair de pé e chegar de cabeça erguida, pois a campanha foi digna e o desempenho muito bom. Muitos atletas deste grupo ainda terão oportunidade em novas Copinhas e, com mais bagagem, podem surpreender novamente. Agora é torcer pelo sucesso Falcon, que empatou em 0 a 0 com o Dourados/MS, e também por um bom retorno do Sergipe, que vencceu o Madureira/RJ por 3 a 0, mas perdeu a classificação com a vitória do Capivariano /SP sobre o Bahia pelos mesmos 3 a 0. E fortalecer a corrente de ajuda para o retorno do América ao nosso estado.
*é apaixonado por futebol e esportes em geral e, por ser pai de atleta, sabe bem o que é estar num time de base sonhando em fazer carreira no futebol”.
Ao final, o que fica mesmo é a certeza de que um time com poucos recursos, mas com muita vontade, determinação e talento nato, pode, sim, derrubar um gigante como o Internacional de Porto Alegre e fazer bonito como o América de Pedrinhas realmente fez. E que venha a Copinha de 26 e que o Falcon já se saia bem nesta de 25. Mas que uma coisa fique bem clara: o América de Pedrinhas fez história esse ano! Bom demais!