Nosso colaborador para assuntos esportivos, Luiz Américo, faz resumo dos times sergipanos na Copinha e fala sobre o eterno ‘complexo de vira-latas’ dos que fazem o esporte local. Tá topado!

Mais um capítulo da saga do América de Pedrinhas sub-20! Desta feita, os jovens heróis não conseguiram vitória sobre o time da casa, o Flamengo de Guarulhos, embaixo de chuva e com o estádio em peso apoiando a garotada do time guarulhense. Mas nada está perdido, ainda há chances reais e o apoio é fundamental, sempre! E daqui por diante passamos o texto para o querido amigo Luiz Américo, assessor para assuntos esportivos do AnderSonsBlog, pra ele fazer uma análise de todos os times sergipanos na Copinha e levantar um debate mais do que necessário: até quando o nosso ‘complexo de vira-latas’ vai nos jogar pra baixo e impedir que celebremos cada vitória, seja grande ou pequena, de nossa gente? É isso que a casa aqui sempre fala e é disso que Luiz Américo está falando. Boa leitura e a gente volta ao final com os comentários necessários!

Vamos apoiar o América de Pedrinhas e os demais times e vamos deixar o ‘complexo de vira-latas’ de lado!

Luiz Américo*

Comecemos pelo Mais Querido, que está no grupo 16 do torneio. O club Sportivo Sergipe, após derrota na estreia para o tricolor baiano pelo placar de 2×0, empatou ontem com a equipe local na Arena Capivari, Capivariano 1×1 Sergipe. Com esse resultado a situação do vermelhinho ficou difícil. Precisa ganhar do Madureira/RJ e torcer para o Bahia superar a equipe da casa, além de tirar um saldo de 3 gols.

Já pelo grupo 28, a forte equipe do Falcon, única que tem recursos próprios e uma estrutura de base permanente, vai confirmando seu papel de um dos favoritos do grupo e, após empate com o Vila Nova/GO, venceu equipe sede, Aster Itaquá, por 2 tentos a zero no estádio Campo do Brasil. O Carcará divide agora a liderança do grupo com a equipe goiana com igualdade em todos os critérios, e pega o já eliminado Dourados/MS, que ainda não pontuou na competição, e, assim, está com a ‘faca e o queijo’ nas mãos para passar à próxima fase da competição.

Por fim, a surpresa da primeira rodada do grupo 29, o América de Pedrinhas, após hercúlea vitória sobre o Inter/RS, sofreu um duro revés contra a equipe local, o Flamengo de Guarulhos, por 2 x 0, na Arena do Corvo, em Guarulhos. A equipe do interior agora está em terceiro lugar do grupo com 3 pontos, empatado em pontos com o Barra/SC, mas perdendo por 1 gol de saldo. As equipes se enfrentam nesta sexta, 10, às 8:45, e definem a segunda colocação do grupo que vale a classificação.

Bom, como vemos, todas as equipes sergipanas tem chances de classificação, o que é um grande motivo de orgulho, principalmente para as que possuem menos recursos, como Sergipe e América. Mas o que Nelson Rodrigues eternizou para os brasileiros, serve agora para os sergipanos. Mesmo depois da saga bastante explorada pelo amigo AnderSonBlog, alguns desportistas locais e dirigentes locais do futebol de base, que conhecem a dura realidade dessas equipes, estão cantando aos quatro ventos que a equipe de Pedrinhas só venceu o Inter porque jogou contra o sub-17 da equipe gaúcha.

Essa é a lista de atletas do Inter de Porto Alegre. Mesmo com a resolução não sendo tão boa, dá pra ver que a maioria dos atletas deles são sub-20, ora pois!

Bom, ainda que assim fosse, não era demérito nenhum, já que a equipe sergipana também conta com vários atletas dessa categoria. Mas não é a realidade! Basta dar uma olhada no ‘PressKit’ disponibilizado pela equipe gaúcha pra ver que, apesar de ter atletas sub-17, a maior parte dos atletas são sub-20 e alguns foram destaque em competições nacionais. Já o Flamengo de Guarulhos possui atletas em seu elenco emprestados para ter vitrine, já que não foram aproveitados na equipe principal.

O guerreiro América, com alguns abnegados da comissão que tiram dinheiro do próprio bolso e a pouca ajuda angariada por um pequeno número de pessoas que disponibilizaram pequenos valores em Pix, segue sua batalha. Inclusive a Comissão Técnica teve que comprar piscina de plástico e gelo pra improvisar uma recuperação dos atletas que tinha que se revezar 2 a 2 na atividade.

Integrantes da comissão técnica improvisaram piscinas de plástico e gelo – que em Guarulhos é bem caro, viu? – comprando do próprio bolso. E aí, vamos ajudar com um PIX?

Fica aqui o apelo ao amigo AnderSonBlog para continuar a apelar aos governantes e aos amantes do esporte local, com as contribuições visando, principalmente o custeio da alimentação dos atletas e comissão no retorno à Sergipe e também com o custo com a estada e alimentação dos atletas que se encontram alocados na casa de um ex-integrante da comissão do América e que mora próximo a Guarulhos.

*é apaixonado por esportes e pai de atleta”.

Pois é, nem tem o que se discutir quanto a argumentação clara de Luiz Américo. A única coisa a ser feita é repetir, mais uma vez, a mensagem do pai de um dos garotos do América, Marcus Alessandro, que ele enviou pra pessoas próximas dele, até mesmo pra ver se autoridades, empresários e amantes do esporte em geral, se tocam e dão ao menos uma pequena ajuda. O América pode vencer o Barra? Pode! É difícil? Sempre é! Mas é impossível? De maneira nenhuma! Só que, ganhando ou perdendo, eles já fizeram história. E, depois do jogo de amanhã, em caso de derrota, ou depois de outros jogos mais a frente, essa garotada vai ter que voltar a Sergipe. E aí, vamos ficar parados aqui ou vamos ajudar? AnderSonsBlog já fez a sua modesta parte e contribuiu. Faço o mesmo você também, leitor e leitora!

Boa tarde, pessoal! Venho solicitar doações via PIX 79 988167672, Marcus Alessandro Pereira Santos, da ordem do valor $$$ que julgarem necessário, com a finalidade única e exclusiva de subsidiar alimentação durante a viagem rodoviária Aracaju/São Paulo/Aracaju da equipe sergipana América Futebol Clube”.

É isso! Sem mais! E bora pra cima América de Pedrinhas, Falcon e Sergipe!

Gostei 2
Não Gostei 0

Deixe um Comentário