O alerta foi dado pelo ex-prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (MDB): a ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros, não será suficiente para suportar o crescimento da Barra nos próximos anos! Três vezes prefeito, Airton sabe o que fala. A ponte foi construída em seu primeiro mandato pelo saudoso ex-governador João Alves – e tem político que deve uma travessia a nado até hoje, pois duvidada da sua conclusão, mas esse é assunto do folclore político que fica pra uma próxima coluna – e Airton sentiu seus efeitos nos seus dois mandatos seguintes, entre 2013 e 2020. A Barra mais do que duplicou nesse período. E apesar do IBGE não ter feito mais pesquisas de campo, algo que, espera-se, ocorra logo, é possível dizer sem medo de errar que o município saltou de 15 a 20 mil habitantes para algo acima dos 40 mil e contando. Assim, ao final de seu último mandato, Airton Martins já observava, por exemplo, o estrangulamento do trânsito aracajuano, nas bandas do bairro Industrial. E, de forma acertada, foi ele mesmo quem primeiro levantou a necessidade de uma nova ponte ligando a capital à Barra. Em seguida, o deputado Adailton martins (PSD) também se posicionou a favor da construção, inclusive na própria Alese. E o atual prefeito, Alberto Macedo (MDB), é quem mais deve se preocupar com essa situação, uma vez que será ele, ainda durante esta gestão, que sentirá a dificuldade do trânsito também atravessar a ponte, não tenha dúvida disso! Mas algum inadvertido poderá questionar: “mas é tão urgente assim?” AndersonsBlog vaticina: é, sim! Porque a Barra, no ritmo que cresce, daqui a 10 anos, apenas uma década, terá população igual ou superior a 100 mil habitantes. E, nesse ponto, basta fazer o registro histórico: até a inauguração da ponte do Rio do Sal, que liga Aracaju a Socorro a partir do Porto D’Anta, iniciada no governo de Albano Franco (PSDB) e finalizada na última gestão governamental justamente de João Alves, a população socorrense e aracajuana sofria as turras com a ligação entre as duas cidades sendo feita apenas via Lamarão/Conj. João Alves. E foram décadas de sofrimento até que a solução, em forma da nova ponte, surgisse. Hoje, Socorro cresceu e, se brincar, daqui a pouco precisará de uma terceira ligação. Aí vem a pergunta: sabendo que apenas uma ponte não sustentará a circulação qualificada de veículos já nos próximos anos, cabe mesmo às autoridades, governo estadual, em especial, esperar o sofrimento do povo começar para só depois pensar em construir a nova ponte? A atitude de Airton Martins, alertando para um problema que se avizinha, foi corretíssima e precisa ser levada a sério agora, desde já e sem demora, viu?
3 Comentários
Elias moura bomfim filho
Para o crescimento econômico uma nova ponte em um lugar estratégico seria bem vinda.
MONTALVÃO (JOSÉ CARLOS GÓES)
Seu vaticínio de que em 10 anos, Barra dos Coqueiros, terá 100.000 habitantes, estaria baseado em qual fundamentação?
Sim, defendemos a implantação de uma segunda ponte, tendo inclusive local sugerido.
Há uns 10 anos tenho escrito sobre este tema. Estamos felizes que o amigo Airton e o nobre colega jornalista, comunguem com tal PENSAR.
Aproveito para alertar ser imperiosa uma “intervenção” na rotatória de acesso à nossa cidade. Urge reestudar o trânsito, talvez com um Elevado ou mesmo um viaduto.
Chega a nova população e o cargalo permanece único. Todo o trânsito da Barra e do litoral norte, passa por esta (única) rotatória.
Já apresentamos engarrafamentos às 07, 12 e 17 horas.
Basta conferir
ANTONIO CESAR ALVES DOS SANTOS
Precisa sim de uma nova ponte, mas wue seja mais segura tambem, e em um lugar estrategico para melhorar o transito.