Coisa de quatro semanas separam esses fatos a serem narrados a seguir. Comecemos por um repórter (?!) da Capital FM, em Itabaiana, que, no afã de atacar a gestão do prefeito Adailton Sousa (PL), ‘achou’ que os adesivos alusivos às campanhas passadas do agrupamento do qual Adailton faz parte, estando colados no muro dum espaço utilizado como garagem para carros de coleta de lixo, seria um ‘crime eleitoral’.
Aí a filha do dono do local publicou um vídeo em que escrachava o repórter em questão, mas tirava da sarjeta pra jogar nele, porque o local estava locado a empresa que disponibiliza os caminhões para a coleta municipal. Portanto, nada de ‘crime eleitoral’ por não se tratar de um espaço público. E a vergonha de tamanha fake news parece que foi parcelada no crédito!
Duvida? Então lá vai mais uma: o radialista George Magalhães, dileto amigo aqui da casa desde os tempos de Lagarto, está em Itabaiana apresentando justamente esse programa de jornalismo (?!) da Capital FM. E no afã de atacar o pré a prefeito Valmir de Francisquinho, também do PL, disse, há algumas semanas, que o ex-prefeito chamara mães de ‘cachorras e vagabundas’. E depois George foi reclamar de ter sido processado por Valmir!
Explica-se: AnderSonsBlog sempre fica ao lado de quem é processado por pessoas públicas por conta de um suposto ‘crime de opinião’, que é algo que não existe, ora pois! Opinar sobre qualquer agente público, desde que não se ofenda e não se calunie, tudo certo. Mas já quando se mente, o caminho é a Justiça mesmo!
E vamos a um explica-se (2): é que a frase de Valmir, que corre solta nas redes sociais, afirma que ele se espanta de ver algumas mães, por conta de política partidária, toparem participar de “uma cachorrada dessas”. E que ‘cachorada’ seria essa? A mobilização enviesada do vereador Cabeça de Porco (PSD) – que as vezes parece querer mudar de nome pra Cabeça de Camarão, visto áudios dele mesmo, que circulam também nas redes sociais, em que Cabeça simplesmente manda os eleitores “tomar no c*!”. Assim, a ‘cachorrada’ a que Valmir se referiu foi a que foi realizada pelo vereador de oposição, não pelas mães, ficou claro?
Mas a coisa só piora: há algumas semanas também, uma pesquisa eleitoral apontava que Valmir de Francisaquinho tinha uma vantagem mínima em relação ao seu adversários, o pré a prefeito Edson da Ethos (PSD), do agrupamento do deputado estadual Luciano Bispo, do mesmo PSD. AnderSonsBlog estranhou, mas preferiu esperar novas consultas eleitorais para tirar a ‘prova dos 9’.
E foi isso o que aconteceu com as duas pesquisas seguintes a seguir: a do EIPE, com 531 entrevista entre os dias 2 e 4 de maio, com margem de erro de 4,24%, intervalo de confiança de 95% e registro na Justiça Eleitoral SE-03938/2024; e a do IFP, com 700 entrevistas, margem de erro de 3,7%, intervalo de confiança de 95%, coleta entre os dias 30 de abril e 2 de maio e registro na Justiça Eleitoral SE-06480/2024.
Pra poupar o tempo do leitor e da leitora, vamos só com as intenções de votos válidos das duas pesquisas, quando se retiram os brancos, nulos e indecisos. Na do EIPE, Valmir de Francisquinho tem 72,80% e Edson da Ethos tem 27,20%. Portanto uma diferença ‘mínima’ de 45,60% a favor de Valmir.
E na pesquisa IFP, nas intenções de voto válidos? Valmir de Francisquinho chega a 68,45% e Edson da Ethos tem 25,55, portanto uma diferença ‘mínima’ de 36,9%.
E aqui temos a ‘cereja do bolo’: a mais recente pesquisa realizada em Itabaiana, realizada pelo IDPS, sob registro na Justiça Eleitoral SE 03392/2024, realizada entre 11 e 12 de maio com 489 pessoas, margem de erro de 4,4% e intervalo de confiança de 95%, apresenta, novamente fazendo o recorte apenas das intenções de votos válidos, a incrível marca de Valmir de Francisquinho liderando com 78,6% e estando Edson da Ethos com apenas 21,4%. Isso mesmo, são mais de 57% de vantagem pra Valmir! É brincadeira um negócio desses?
Percebe, leitor e leitora, como as Eleições 24 em Itabaiana estão sendo conduzidas pela oposição sob o signo das fake news. E esses são apenas alguns episódios, sendo que a tentativa de criar narrativas fantasiosas não param nem por um segundo.
Acontece que o grande risco pra quem está se dispondo, sabe-se lá por quais razões, a reproduzir tanta mentira contra Valmir de Francisquinho e sobre as Eleições 24 em Itabaiana é chegar em outubro e perder toda e qualquer credibilidade.
Lógico que AnderSonsBlog respeita a decisão profissional de cada um. Mas jogar o nome na lata de lixo da história só pra defender o próprio quinhão, especialmente daquele tipo que, sabe-se, é apenas um quinhão momentâneo, não é lá uma decisão muito sensata, né verdade? Sigamos!