O PÁ DAQUI! PÁ DE LÁ! segue a sua sina de publicar posicionamentos antagônicos ao que pensa e publica AndersonsBlog, sem nenhum problema.
Acontece que, em situações eventuais, os questionamentos vêm cheios de ilações e informações absolutamente questionáveis, como é o caso da nota enviada ao site pela assessoria de comunicação da SSP/SE acerca da publicação (leia aqui) sobre a não manifestação do governador Belivaldo Chagas (PSD) após juri popular decidir pela inocência do suspeito de assassinar o delegado Ademir Melo em 16.
Assim, vamos à nota e, depois, AndersonsBlog volta:
“NOTA
Em resposta à nota publicada pelo AndersonBlog, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) reforça que o fator primordial que consolida o importante trabalho desenvolvido pelas forças de segurança em Sergipe é a independência para trabalhar. Por melhor e mais atuante que seja um governador, este não deve interferir em investigações policiais, sob pena de cometer um crime e comprometer sua atuação.
Delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil – que são servidores concursados, técnicos e independentes – não permitem interferências em sua atuação, mesmo por parte de um governador.
Aliás, na época do crime que vitimou o delegado Ademir – que ocorreu no dia 18 de julho de 2016 -, Belivaldo Chagas não era governador do estado.
No julgamento do caso e durante o júri popular foram citados mandantes da suposta execução e o desejo, nesse momento, é que estes nomes sejam apresentados à sociedade sergipana, que aguarda ansiosa por essa informação.
O Blog se equivoca ao citar que a cúpula da SSP era praticamente a mesma desde a época. Secretário, delegado-geral, coordenadores, diretores de Departamentos como Cope, DHPP, Denarc eram totalmente diferentes.
Independente de onde estiverem escalados, a SSP tem gestores que realizam há anos um trabalho que tirou Sergipe em 2016 de uma taxa de 64 mortes para um grupo de 100 mil habitantes e a trouxe para atuais 33,9; baixando os números praticamente pela metade. E quem diz isso não é o Governo do estado, mas o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Tudo isso apenas foi possível com independência, investimentos e gestão. É preciso deixar um pouco a política de lado e tratar situações graves como elas merecem – seja com críticas ou elogios. No mais, cobrar interferência ou análises de governantes em investigações e no trabalho de instituições como a Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário, é mera retórica política“.
Vamos lá: primeiro é preciso frisar que a assessoria de comunicação da SSP/SE foi demandada a construir essa narrativa fantasiosa no intuito de desmerecer AndersonsBlog. Tudo certo, é do jogo. Agora, o que chama a atenção é o fato da comunicação do Estado se prestar ao papel de apenas defender o governador, tirando “o dele da reta”, única e exclusivamente.
E é aqui que começam as ilações nessa narrativa falaciosa. É que em nenhum momento AndersonsBlog pediu ou citou a necessidade do governador Belivaldo interferir na investigação da morte do delegado.
O que este site exige é que o governador defenda a Polícia Civil nesse momento delicado em que a investigação da morte de um de seus integrantes é colocada em xeque pelo resultado de um julgamento.
Nada a mais e nem nada a menos do que fazer o papel institucional que lhe cabe!
Certo que o governador – e o desprezo com que ele tratou o movimento Polícia Unida é prova viva – não se sente confortável em dialogar respeitosamente com os servidores estaduais.
Mas daí a se omitir nesse momento, acaba por gerar uma impressão de que o governador não credibiliza o trabalho da briosa Polícia Civil, ora pois!
Além do mais, uma manifestação do governador de que tem confiança no trabalho da polícia serviria também como um alento à família do saudoso delegado Ademir, né não?
Outra tentativa de manipulação da tal nota é afirmar que a cúpula da SSP de hoje é totalmente diferente da de 16 e que naquele ano Belivaldo não era governador, ainda que fosse vice-governador, portanto ligadíssimo ao então governador Jackson Barreto.
Ora, ora, a cúpula da SSP é composta dos mesmos nomes há quase duas décadas, com a velha dança das cadeiras entre eles. E olha que isso nem é demérito, mas se trata de um fato que os nomes, em cadeiras diferentes, têm sido, sim, os mesmos ao longo desses anos.
Por fim, ao alegar a independência dos profissionais de segurança pública em detrimento da manifestação do governador em relação ao trabalho específico deles, a nota só “esquece” de lembrar que, nesse caso, não é uma investigação sobre ações criminosas que necessitam de um objetivo distanciamento para que os trabalhos não sejam prejudicados.
Se trata de uma morte violenta de um agente da segurança pública estadual. Em última análise, se trata de uma vida perdida e um posicionamento do governador seria, sim, uma clara manifestação em defesa da… vida! Simples assim!
Agora, se Belivaldo Chagas apresenta fastio de comando, tudo bem, pois e a partir de janeiro ele poderá descansar. Mas se o próprio governador tem candidatos a sua sucessão, Fábio Mitidieri (PSD), como plano A, e Rogério Carvalho (PT), com diversos de seus apoiadores ainda em cargos governamentais, como plano B, por quais cargas d’água AndersonsBlog deixaria de lado a política na hora de analisar o comportamento do governador em situações extremadas, como é o caso?
AndersonsBlog entende a postura da comunicação estadual de só dar crédito aos veículos que são fãs do governo – se é que você me entende, leitor e leitora – e tentar descredibilizar a opinião de quem não reza na cartilha governista, isso também é do jogo.
Mas este AndersonsBlog não se curva e nem medra diante de notas como essa logo acima. Porque, aqui, o respeito a opinião é diretamente proporcional ao direito de opinar, sempre com o interesse público à frente, sem tergiversar. Sem mais!