Pesquisa AtlasIntel: Fábio Mitidieri é aprovado ou desaprovado? Tá difícil decidir? AnderSonsBlog dá a letra e também o número: 75% da população sergipana também DESAPROVA o governo. Segue o fluxo

É preciso lembrar que a ‘desculpinha’ de muita gente que labuta em Humanas, como é o caso da Comunicação, é que nunca se destacou em Exatas. Mas como a gente não tá fazendo nenhuma prova, essa parada não tá certa: usa a calculadora, gente boa!

Assim, vamos a uma polêmica babaca que tem se espalhado pela imprensa sergipana: afinal, o governador Fábio Mitidieri (PSD) é aprovado ou desaprovado pela população sergipana a partir da pesquisa AtlasIntel realizada e divulgada recentemente?

Antes mesmo de irmos pra consulta mais recente, tomemos os números da pesquisa AtlasIntel realizada entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2023. Nela, Fábio Mitidieri aparece da seguinte forma: 45% aprovavam sua gestão; 31% desaprovavam; e 24% responderam Não Sei.

Já na pesquisa recentemente apresentada, veiculada em diversos sites por todo o Brasil, os números para Fábio divergem sensivelmente da primeira avaliação realizada pela AtlasIntel: 50% desaprovam sua gestão; 33% aprovam; e 18% responderam Não Sei.

“Ah, AnderSonsBlog, mas aí o número não é exatamente 100% nessa segunda consulta”, pode questionar o leitor e a leitora que sejam melhores em Exatas, beleza? Mas aí os Estatísticos sempre ouvidos aqui pela casa argumentam que pode se tratar de um arredondamento – ou mesmo de uma falha na publicação, enfim…

Mas o ‘diabo está é nos detalhes, não no todo’, diz a sabedoria popular. E nos detalhes o fato é um só: Fábio sobe de uma desaprovação de 31% em dezembro passado para um total de 50% de pessoas que desaprovam sua gestão. Tem o que calcular mais aí?

Enquanto isso a aprovação dele cai de 45% no mesmo período do ano passado para 33% agora. Novamente, tem o que calcular aí? Lógico que não!

Mas como é que parte da imprensa ‘alcançou’ o dado inverossímil de que Fábio é ‘aprovado’ por 67% da população sergipana? Bem, aí essa turma realmente contou com a turma de Exatas pra fazer tal ginástica mental.

Explica-se: quando avaliados os extratos divididos entre Ótimo/Bom, Regular, Ruim/Péssimo e Não Sei, a moçadinha exagerou na dose, pois os que consideram o governo de Fábio Ruim/Péssimo chega a 29%; Regular, 46%; Ótimo/Bom, 21%; e Não Sei, 4%.

E o que é que a ‘governistaiada’ fez? Somou 21% de Ótimo/Bom com os 46% de Regular, chegando aos ‘incríveis’ 67% de uma suposta aprovação.

Mas, novamente em conversas com Estatísticos, AnderSonsBlog apurou que mais correto seria somar os 29% de Ruim/Péssimo aos 46% de Regular, já que a lógica é a mesma. Assim, Fábio Mitidieri também pode ter seu governo desaprovado por nada menos do que 75% da população.

Ou seja: tanto os que consideram o governo de Fábio Mitidieri como Regular – 46%, um índice muito alto pra quem já avançou tanto em direção a metade de sua gestão, né verdade? – podem passar a entender que ele é Ótimo/Bom nos próximos meses, como podem cravar que se trata de um governo Ruim/Péssimo.

Como Ótimo/Bom é 21% e Ruim/Péssimo bate 29%, deixemos com você, leitor e leitora, a avaliação e a resposta para a seguinte pergunta: se mais gente acha o governo de Mitidieri Ruim/Péssimo do que Ótimo/Bom, porque cargas d’água tem uma turma que tenta esconder isso de você? Pois é, né?

 

 

Gostei 2
Não Gostei 0

Deixe um Comentário