Pesquisa coloca Fábio Mitidieri como o 22º no país e como o 7º no Nordeste em termos de aprovação. É pouco? É sim! Mas o governador de Sergipe tem uma coisa, o que também é pouco!, pra comemorar. Entenda

Nesta sexta, 5, foi divulgada uma pesquisa Atlas que avaliou a aprovação e a desaprovação dos governadores de todo o Brasil. Realizada entre os dias 18 e 31 de dezembro do ano passado, a pesquisa foi bem objetiva: perguntou aos seus entrevistados se eles aprovavam, desaprovavam ou se não sabiam.

O resultado foi que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), nesse primeiro ano de seu segundo mandato, conseguiu a proeza de alcançar 72% de aprovação. Já na contramão desse resultado, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, só é aprovada por 36% da população de seu estado.

Mas como AnderSonsBlog sempre afirma, o nosso maior interesse aqui é discutirmos a política sergipana. Por isso o que nos importa mesmo são os números conseguidos pela gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD).

Após um ano de administração, os números não chegam a ser decepcionantes, mas também não conseguem encher os olhos de ninguém, viu? Senão, vejamos: Fábio é aprovado por 45% da população; é desaprovado por 31% dos sergipanos e sergipanas; e 26% do povo do estado simplesmente não sabe se Fábio merece ser aprovado ou desaprovado.

Com esses números, Fábio Mitidieri é apenas o 22º governador melhor aprovado em todo o Brasil. Mais preocupante é o fato de que o governador sergipano é apenas o 7º melhor aprovado no Nordeste, superando apenas o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e, por óbvio, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, última colocada na lista geral.

Os números de Fábio são absurdamente ruins? Claro que não! Mas não deixam de ser decepcionantes! É que, após um ano, já é possível identificar a linha mestra do governo de Sergipe: investimentos reais e pesados no Turismo, que realmente tem funcionado melhor, vide o sucesso dos eventos festivos e comemorativos como foi o São João – que resgatou corretamente o mote ‘Sergipe é o País do Forró’ – e, mais recentemente, o foco na Vila do Natal Iluminado, em parceria com a Fecomércio/SE na Orla de Atalaia.

Mas e no campo de ações práticas, cotidianas, o que é que se destacou? Na avaliação deste AnderSonsBlog, só mesmo os programas Opera Sergipe e Enxerga Sergipe, sendo que ambos são custeados pelo Governo Federal – e, no caso do Opera, se trata de realizar cirurgias mais simples que estavam represadas desde os tempos de pandemia.

Como em 24 teremos eleições municipais e a tendência é que o governo esteja, sim, de olho nos pleitos municipais essenciais para a construção de uma base de apoio para as Eleições 26, quando Fábio deve tentar a reeleição, não há muito a se esperar em termos de inovações na gestão – até para evitar mal-estar com a base governista que não é una em diversas cidades importantes, né verdade?

Aí deve vir o Prato do Povo e o Primeiro Emprego, outros dois programas que podem ter um impacto real na vida cotidiana das pessoas. Mas, convenhamos, é tudo muito pouco ainda!

E, de mais a mais, é preciso reconhecer que, das obras inauguradas até este momento por Fábio Mitidieri, todas – e se houver alguma exceção o leitor e a leitora podem ficar à vontade para corrigir este AnderSonsBlog – foram iniciadas na gestão do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). Ou seja: o governo de Fábio realmente, ao menos até aqui, entregou pouco, embora tenha entregado alguma coisa, né assim?

Vale destacar que a Comunicação do governo de Fábio é bem boa, tem peças publicitárias bem interessantes e consegue uma influência positiva sobre a mídia em geral. Talvez por isso que a aprovação chegue a 45%. Mas ter quase um terço da população desaprovando o governo é muita gente!

E olha que os embates com os servidores tendem a se acirrar em 24, bem como os efeitos da venda, concessão, PPP, PPE ou como quiserem chamar a entrega da Deso pra iniciativa privada, devem começar a ser sentidos no segundo semestre desse ano. E aí o risco de a ‘porca torcer o rabo’ de vez é realmente gigantesco.

Mas pra não passar a impressão – errada, por sinal – de que AnderSonsBlog só vê escuridão no fim do túnel, ao menos um ponto Fábio Mitidieri pode comemorar: é que ele é ‘apenas’ o 12º governador mais desaprovado do país e, nesse quesito é ‘apenas’ 7º mais desaprovado do Nordeste. É pouco? É sim! Mas se não tem outra coisa pra celebrar, né? E que siga o baile!

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário