Antes dos dados coletados pela pesquisa IDPS em Propriá, vamos aos dados técnicos da pesquisa em si. Realizada no dia 31 de março passado, a pesquisa ouviu 498 pessoas, tem margem de erro de 4% e índice de confiabilidade de 95%. Dito isto, vamos ao que interessa: os números!
E embora o instituto IDPS tenha feito diversas consultas à população propriaense, este AnderSonsBlog vai se ater em apenas três delas: a avaliação de como o prefeito de Propriá, Luciano de Menininha (Progressistas) recebeu a cidade das mãos de seu antecessor, como ele está se saindo na administração e qual a avaliação da população em relação aos três primeiros meses de mandato de Luciano.
E isso se deve ao fato de que, na avaliação da casa aqui, quem está em início de gestão e quer, de fato, fazer o melhor pelo município que administra, pesquisas são ferramentas essenciais para balizar as decisões administrativas necessárias. Portanto, prefeitos e prefeitas, não abram mão de realizar pesquisas em suas cidades, viu?
Bem, mas e como é que a população de Propriá avalia o que Luciano de Menininha recebeu de seu antecessor na prefeitura? Nesse caso, quando a pergunta feita foi “de que forma Luciano recebeu a prefeitura de Dr. Valberto”, as respostas foram acachapantes. Para 74,5% dos entrevistados, Luciano recebeu uma prefeitura “desorganizada, uma bagunça”. E somente para 9,1% ele recebeu uma prefeitura “toda organizada, funcionando bem”. Não Sabe/Não Opiniou somaram 16,4%.
Já quando a pergunta foi “você acha que a administração do prefeito Luciano está melhor do que esperava, pior do que esperava ou do jeito que esperava, sem surpresas boas ou ruins?”, 64,1% responderam “melhor do que esperava”; 25,5%, “do jeito que esperava, sem surpresas boas ou ruins”; 6,0%, “pior do que esperava”; e Não Sabe/Não Respondeu, 4,4%.
E, finalmente, em relação à pergunta “você aprova ou desaprova a maneira como o prefeito Luciano está administrando o município até o momento?”, uma das maiores aprovações em todo o estado, visto que a população de Própria, em sua imensa maioria, 76,5%, aprova a gestão de Luciano contra 10,7% que desaprova e 12,8% que Não Sabe/Não Opinou. Com esse índice, Luciano figura como um dos mais bem avaliados prefeitos da cidade ribeirinha em toda a história nesse período inicial de gestão.
E o que se extrai desses números é que Luciano de Menininha, já um experiente gestor público, capitalizou suas primeiras ações no comando da prefeitura de forma muito positiva e que sua vitória nas Eleições 24 não se deu por acaso: realmente a população de Propriá via com péssimos olhos a gestão anterior.
Com isso, sendo proativo e ‘indo pra cima’ dos problemas em busca de resolvê-los no menor espaço de tempo possível, Luciano de Menininha alcança um patamar de aprovação realmente grande. E de posse de informações detalhadas sobre a sua gestão através de pesquisa, as chances dele manter e até ampliar essa aprovação são reais! É bem por aí!