Antes de mais nada, se você, leitor e leitora, quiser ler a matéria original sobre essa pesquisa, acesse o site R7 (clique aqui). Dito isto, vamos as questões técnicas: a pesquisa do instituto Real Time/Big Data foi encomendada pela Record TV e divulgada nesta quarta, 19.
O levantamento ouviu 1000 eleitores nos dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SE-07904/2022.
E agora, enfim, vamos ao que interessa: os números!
Votos válidos
Rogério Carvalho (PT) – 57%
Fábio Mitidieri (PSD) – 43%
Só aqui já teríamos o grande fato novo e relevante para este 2º turno: Rogério consolida crescimento, a curva dele segue ascendente e nada, ao menos até agora, do que foi feito por Fábio – ataques vexatórios a Valmir de Francisquinho (PL), apoio envergonhado a Bolsonaro (PL), apoio dos delegados Alessandro (PSDB) e Danielle (Pode), apoios de outras figuras de menor expressão política e por aí vai – surtiu o efeito desejado. Aliás, na verdade surtiu um efeito contrário.
Peguemos o exemplo de Valmir: com sua candidatura atacada duramente pelo PSD de Fábio no tapetão, não satisfeito, o próprio Fábio, numa estratégia extremamente arriscada, passa a atacar diretamente Valmir neste 2º turno, chamando-o de tudo quanto é coisa ruim.
A ideia era fazer o eleitorado de Valmir migrar pra ele numa luta por crescimento. Mas, conforme os números mostram, o crescimento de Fábio está igual a rabo de cavalo, crescendo pra baixo.
Outro lado
Já pelas bandas de Rogério, a insistência e a constância na associação com o nome de Lula (PT) tem surtido um efeito que, amplificado pela presença do presidenciável em Sergipe, tem reforçado o posicionamento do candidato como o preferido neste 2º turno.
E, a bem da verdade, apesar de todos os ataques que o apoio de Valmir a Rogério vem sofrendo, inclusive de bots e de comissionados, o eleitorado que é fiel e admirador de Valmir não se importa com tais pancadas internéticas e vota com Valmir e ponto!
Números totais
Rogério Carvalho (PT) – 46%
Fábio Mitidieri (PSD) – 35%
Brancos e nulos – 13%
Indecisos – 6%
E nos números totais, tome mais problemas para a campanha de Fábio. Como a diferença pró Rogério alcança 11% nessa contabilização, sendo que os indecisos somam 6% – e a tendência, por óbvio, é que eles migrem em maior quantidade para aquele que está na liderança –, as chances de uma “virada”, a dez dias do pleito, são cada vez mais diminutas. E a cada minuto que passa, elas diminuem ainda mais.
Por fim, e novamente trazendo Valmir, que de fato foi o primeiro colocado no 1º turno, à baila, os Brancos e Nulos caindo na mesma proporção do crescimento de Rogério indicam que, após o impacto inicial, o eleitor que votou em Valmir vai digerindo uma “união” que ele não desejava, mas que se mostra cada vez mais como o único caminho possível a ser seguido. Simples assim!