Antes de mais nada, vamos aos dados técnicos de mais uma pesquisa analisada por este AnderSonsBlog, extraídos diretamente do site do Instituto W1 (leia a publicação original AQUI): “A pesquisa da Barra dos Coqueiros foi feita sob custos arcados pelo próprio instituto, e tem intervalo de confiança estimado em 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados apresentados. Foram ouvidos 475 cidadãos em idade eleitoral na sede e nos povoados do município entre os dias 13 e 14 de maio de 2023”.
Com tal esclarecimento, agora vamos à análise dos números obtidos na consulta. Mas não sem antes destacar uma coincidência da pé: ainda na terça, 16, a casa aqui se debruçou sobre dados da penúltima pesquisa realizada na Barra – feita pela Opinião Pesquisas & Marketing – constatando que o atual prefeito, Alberto Macedo (MDB), no seu intento reeleitoral, aliou-se a dois de seus adversários em 20, Gilson dos Anjos (UB) e Alysson (SD), numa tentativa de aglutinar forças para encarar a disputa nas Eleições 24 e, conforme os números comprovaram (leia AQUI), a coisa não deu lá muito certo.
Só que aí temos uma nova consulta, desta feita realizada pelo W1, e a situação de Alberto e de seus “neo” aliados, pra dizer a verdade, piorou sensivelmente. E isso num espaço de pouco mais de um mês entre as duas pesquisas.
Mas vamos ao que interessa: os números da pesquisa W1. Num cenário em que os principais nomes aparecem, calculando-se os votos válidos, portanto excluídos brancos, nulos e indecisos, o cenário é o seguinte: Airton Martins segue na frente com confortáveis 57,8% das intenções de voto; Alberto Macedo vem a seguir, com 21,9%; Gilson dos Anjos, 10,5%; Alysson, 7,8%; e Danilo Segundo, 2%.
O W1 também aferiu os números em possíveis confrontos diretos entre o líder na pesquisa, Airton Martins, e os demais contendores. Nessas hipóteses, sempre considerando o total de votos válidos, Airton teria 74,8% contra 25,2% do atual prefeito, Alberto Macedo. E nos outros cenários, Airton 81,9%, Gilson 18,1%; Airton 84,1%, Alysson 15,9%; e, finalmente, Airton 91,8%, Danilo 8,2%.
Não se trata de “pitonisar” nada, pois muita água ainda passará por debaixo da ponte Aju/Barra até as próximas eleições. Mas também não dá para brigar com os números, ainda mais quando eles se confirmam sumariamente em dois diferentes institutos de pesquisa, né verdade? Dessa forma, de maneira célere, inclusive, Airton Martins caminha muito firmememte para o seu quarto mandato de prefeito na Barra dos Coqueiros. Sigamos!