Quem tem medo de 2º turno em Aracaju? Pela forma como se comunica, a campanha de Emília Corrêa tem! Mas isso prejudica a população e AnderSonsBlog tem como provar. Bora ver?

Toda vez que uma pesquisa da chamada ‘Farra das Pesquisas’ sai, AnderSonsBlog presta atenção pra ver pra que lado ela, a tal da pesquisa, vai pender.

Inicialmente elas foram muito voltadas pra dar um ‘gás’ na campanha de Luiz Roberto (PDT). Mas, diante da vinda à tona da demissão dele por justa causa da Petrobras, sob suspeitas de corrupção, o que a campanha de Luiz recebeu mesmo tá mais pra ‘gás sarin’, basta ver a forma como a campanha sufoca a olhos vistos.

Mas aí outro tipo de pesquisa da ‘Farra das Pesquisas’ começou a surgir. E, nessa nova modalidade, sempre levando a crer que a campanha de Emília Corrêa (PL) é tão perfeita, mas tão perfeita que ela já ganhou no 1º turno.

Olha, a casa aqui não entra em discussão com essa ou aquela pesquisa e respeita a todas, pois pais e mães de família tiram seu sustento delas. Mas é forçar demasiadamente em excesso impor a uma eleição com tantas candidaturas uma decisão assim tão abrupta, né verdade?

Mas o marketing de Emília, nossa senhora, se baseia numa espécie de um mantra: ‘já ganhou, tam-tam-tam/já ganhou tam-tam-tam’. Aliás, isso nem se trata de surpresa quando se vê uma campanha baseada num slogan autoritário que diz “é desse jeito!”. Pera lá: quem é Emília ou quem quer que seja o candidato pra dizer que é desse ou daquele jeito? Eleição tem que ser do jeito que o povo escolher e pronto, ora pois!

Acontece que essa ‘imposição’ de que Emília já ganha em 1º turno nada tem a ver com o melhor para Aracaju, apesar de alguns ‘apoiadores’ dela cravarem, nas redes sociais, que a eleição tem que ‘acabar logo’. AnderSonsBlog já leu até a seguinte infâmia na net: “vai dar Emília no 1º turno pra gente não perder mais um domingo”. A gente quem, cara pálida?

Sim, porque essa eleição aracajuana, nesse 1º turno, tem se mostrado, salvo raríssimas exceções, voltada exclusivamente para ataques e mais ataques. Propostas, que é bom, ‘necas de pitibiriba’.

E sem propostas claras e bem debatidas, quem perde é o povo, que pode votar numa Emília e eleger, vai saber, uma Cuca – fazendo uma analogia com a obra do Lobato, claro, mas sem nenhuma intenção de sacanear ninguém, beleza?

E assim, só pra ficar em dois exemplos de promessas da campanha de Emília, alguém já sabe o quanto vai custar o tal BRT que ela pretende implantar? Quanto tempo levará para ficar pronto? Seguirá o modelo do transporte público atual, nas mãos de empresários, ou será gerido pela prefeitura de Aracaju? Sabe por que essas respostas a população ainda não têm? Ora, porque não se debateu sobre isso de maneira eficiente e suficiente.

Outra: e o congelamento do IPTU para 25 e 26? Sim, Emília promete isso, mas tem gente que confunde congelamento com não pagamento, sabia, leitor e leitora? Como vai funcionar? Valerá pra todo mundo? E em 27, qual será o percentual de reajuste do IPTU de aracajuanos e aracajuanas? Tá vendo que as respostas não existem porque nada disso foi debatido a contento até agora?

Então, combinemos assim: eleição em 1º turno só favorece a quem ganhar, mas numa disputa como a que estamos vendo, com xinga daqui, grita de lá, esculhamba de cá e por aí vai, o povo fica alijado do debate e os temas que permearão a gestão pública da cidade pelos próximos 4 anos simplesmente ficam de fora.

E o maior prejuízo é pra população, sim! Portanto, se a campanha de Emília tem medo de encarar o 2º turno, problema deles. Mas, pra Aracaju, bom mesmo é se tiver 2º turno pra gente poder ter debates minimamente mais sérios e campanhas também minimamente mais éticas. Aracaju e seu povo merecem isso. Simples assim!

 

Gostei 3
Não Gostei 0

Deixe um Comentário