Este AnderSonsBlog não se cansa de repetir um mantra da casa aqui: ‘a gente não cobra quem está no exercício de algum cargo público por birra ou por um antagonismo gratuito, a gente cobra pra que essas figuras públicas acertem mais do que errem’.
Dito isso, vamos a um fato muito legal, comprovado por números: o estado de Sergipe conseguiu uma fantástica redução no número de homicídios no ano de 24. Coisa realmente impressionante, visto que, no ano passado, conforme anunciado pelo governo nesta sexta, 3, essa taxa caiu para 15,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Pra se ter uma ideia do que esse número representa, além de significar uma queda de 72,3% durante o atual governo, com essa conquista de Sergipe antecipou em seis anos, isso mesmo, seis anos!, a meta de redução da taxa de homicídios para 16 mortes por 100 mil habitantes proposta pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II).
Pra se fazer mais uma comparação pertinente, basta analisar que, em 16, quando houve uma espécie de surto de violência em Sergipe e no restante do país, ocorreram 1.306 homicídios por aqui, enquanto no ano passado 366 mortes por esse tipo de crime. Quase 1000 homicídios a menos em menos de 10 anos! É ou não é de encher os olhos?
E, nesse bojo, levemos em conta o aumento de investimentos na estrutura da Segurança Pública, incluindo veículos e armamentos, além da qualidade cada vez maior das polícias sergipanas.
E, por isso mesmo, podemos dizer que o governo de Fábio Mitidieri (PSD) tem acertado nas suas decisões em relação à Segurança Pública, inclusive convocando concursados, criando novos concursos e respeitando nossas polícias, ainda que persistam alguns gargalos, o que é até normal visto que Mitidieri tem dois anos no governo e, em termos de transformação da Segurança Pública, esse tempo é bem curto – e olha que os resultados, nesse caso, também falam por si e comprovam os avanços: em 22 a taxa de homicídios por 100 mil habitantes era 26,20, caiu pra 20,41 em 23 e, finalmente, chegou a 15,98 em 24.
Mas para além de atestar que a política pública para a Segurança Pública no atual governo está acertando, embora ainda se tenha o que fazer para melhorar, AnderSonsBlog gostaria de destacar uma razão, aquela ressaltada lá no título, para que as coisas estejam indo muito bem nessa seara. Em 23, quando assumiu o governo, Fábio Mitidieri decidiu pela manutenção do secretário de Segurança Pública, João Eloy.
Teve quem, mesmo dentre aliados do governador, estranhasse essa decisão, visto que João já havia sido secretário e/ou participado da cúpula da área em outros governos, inclusive do antecessor de Fábio, Belivaldo Chagas (Podemos). A pergunta mais comum dessa turma era: ‘mas não já deu o que tinha que dar e deveria mudar?’.
Mas a casa aqui tem uma leitura bem peculiar sobre esse fato. É que Fábio, recém-empossado à época, poderia tentar uma solução muito usada por gestores, em especial em temas com forte apelo popular como é a segurança. Mas, de forma equilibrada e sensata, Fábio evitou sensacionalismos do tipo ‘quem manda sou eu e eu sei de tudo’, e optou por manter no cargo alguém que tem expertise comprovada e experiência de sobra.
Assim, ao não se deixar levar por vaidades do tipo ‘eu resolvo tudo’, o governador bancou a manutenção da continuidade de uma política pública que já vinha mostrando resultados. E, assim, garantiu para a Segurança Pública de Sergipe a possibilidade de ser tratada como política pública de estado e não de um ou de outro governo, entende?
Esse tipo de gesto, que infelizmente não é muito comum, garantiu que João Eloy seguisse com seu planejamento em execução e garantiu também que Fábio Mitidieri pudesse comemorar os bons números apresentados pela Segurança Pública sergipana nesse momento. E quem é que mais agradece por tudo isso? Lógico que é a população sergipana! E é por aí que tem que ser mesmo!
1 Comentário
Luis+Americo
Perfeito!