Recentemente um fato interessante, porém nada lisonjeiro, aconteceu no mundo da política de Itabaianinha. É que o presidente da Câmara de Vereadores, Nicácio Lima (PL), eleito e reeleito para a presidência com o apoio total do prefeito Danilo de Joaldo (UB), fez uma reunião em seu gabinete e pulicou fotos em suas redes sociais.
Aliás, um parêntese: a ligação de Nicácio com Danilo sempre foi tão intensa que na última campanha, em 20, tinha quem o chamasse de Nicácio de Danilo!
E nessa mesma reunião registrou-se a presença da 1ª suplente de senadora, a ex-deputada estadual Janier Mota, que tem seu raio de ação política em Itabaianinha e, assim como Nicácio, sempre teve apoio maciço de Danilo e de seu irmão, Thiago de Joaldo (Progressista), deputado federal. Primeiro os dois a apoiaram para ser vice do governador Fábio Mitidieri (PSD). Depois, com a escolha dela para a primeira suplência do senador Laércio Oliveira, os irmãos abraçaram a campanha ao Senado nas regiões Sul e Centro Sul como se fosse deles mesmos.
E na mesma reunião registrou-se a presença do vereador Zé Miúdo Anão (PSDB), um dos parlamentares mais bem comtemplados em seus pleitos junto ao prefeito Danilo, e do vice-prefeito Eraldo do Frigorífico (MDB), com histórico de apoio ao agrupamento da situação e que tem participação ativa no governo de Danilo.
Tudo bem, tudo certo, tratou-se de uma reunião de aliados entre si e de aliados em comum com o prefeito Danilo, certo? Na-na-ni-na-ni-na-não! Além desses aliados do prefeito, dois rivais políticos diretos também estavam no encontro: Alan de Mundinho (PP) e o vereador Nado da Ilha (Cidadania).
Ambos são adversários históricos não apenas de Danilo e de Thiago, pois a coisa vem de muito antes, pois eles já eram adversários do saudoso Joaldo da Laranjeira, pai dos irmãos.
E apesar de na mesa estarem servindo bolo e docinho, o cheiro de fritura vazou e passou a ecoar por toda a Itabaianinha. Sim, porque adversários se encontrarem e até conversarem, nada demais. Mas fazer reunião em gabinete sem ter o tema devidamente informado à população, ainda mais quando se sabe que existem interesses, dentre os presentes, que conflitam com a visão de grupo, talvez o que deveria ter sido ofertado à mesa fosse mesmo uma bela traíra torrada ao óleo quente da fritura que estava em curso na reunião.
Veja só, leitor e leitora, Eraldo do Frigorífico não esconde que quer ser candidato a prefeito. Mas ao se reunir com Alan de Mundinho, que tentou ser deputado estadual em 22 e não logrou êxito, fica claro que pode estar à caminho uma união daquelas do tipo água e óleo, em que até tentam juntar opostos, mas que o povo, que não é bobo, não engole de maneira alguma.
De toda sorte, Alan e Nado estão no papel deles, pois enquanto oposição, têm mais é que tentar desgastar o agrupamento que está no poder.
Agora, Nicácio, Janier, Zé Miúdo e Eraldo embarcarem nessa? AnderSonsBlog não quer dar uma de adivinho e nem nada. Mas se Danilo conduzir corretamente a situação daqui por diante, com certeza ele terá a oportunidade de mostrar à população itabaianinhense que está sendo apunhalado pelas costas por gente para qual ele sempre estendeu a mão e o apoio! Sigamos!