Rogério Carvalho e uma verdade indiscutível: a mudança da escala 6X1 para a escala 5X2 para trabalhadores e trabalhadoras não é um debate ideológico, é um debate econômico e humanitário!

Nesta terça, 8, o senador Rogério Carvalho (PT) concedeu uma entrevista a CNNBrasil na qual, sem meias palavras e sem utilizar subterfúgios, o parlamentar sergipano vai no âmago de uma questão que está no centro dos debates no Brasil: a mudança da escala de trabalho de 6X1 para 5X2.

Sente só o peso das declarações de Rogério: “o importante é que a gente acabe com a jornada 6X1 e que a gente traga para os brasileiros a jornada 5X2, que já é a jornada de parte daqueles que trabalham no setor privado e de todos os que trabalham no setor público”.

Só esse posicionamento já deixa claro que esse importante debate não se trata de uma ‘causa’ ideológica, visto que os pensamentos à direita do espectro político, todos eles, sem exceção, têm consciência de que o setor público já é, de fato, contemplado com a escala de trabalho 5X2. Aí, pra que não houvesse favorecimento de uma espécie de ‘casta privilegiada’, quem é contra a escala 5X2 deveria, pode honestidade intelectual, propor uma escala 6X1 também para o serviço público, né verdade?

Mas e o argumento de quem diz que o comércio, por exemplo, ao não funcionar aos sábados poderia prejudicar o consumidor e também as empresas? Bobagem discutir isso, pois o compércio, além dos serviços, pode funcionar tranquilamente aos sábados, bastando para isso a definição de uma escala interna em cada uma dessas empresas, com funcionários que trabalhem aos sábados ganhando mais um dia de folga além do domingo, né isso?

Mas avancemos com as falas de Rogério Carvalho, que resaltou também que parte dos trabalhadores do setor privado, especialmete em cargos de direção e gerência, também já estão na escala 5X2. “Aqueles trabalhadores que são os mais necessitados, que têm o trabalho mais difícil, que são os mais pobres, os mais vulneráveis, acabam tendo que trabalhar seis dias na semana! E eu acho que está na hora do Brasil olhar para todos os brasileiros e a gente diminuir a necessidade desses trabalhadores se deslocarem pra dar quatro horas de trabalho em um dia da semana (sábado) que poderia ser dedicado a sua família, dedicado ao lazer, dedicado a outras atividades, melhorando, inclusive, o aspecto econômico e a produtividade desse trabalhador no seu local de trabalho”.

É lógico, leitor e leitora, que o esgarçamento dos debates entre esquerda e direita no país, além do anti-petismo – que AnderSonsBlog respeita, mas acha uma tremenda bobagem porque bons e maus políticos existem em todos os partidos, por óbvio – podem acabar reduzindo o debate da escala 5X2 a um mero ‘nós contra eles’. E isso seria terrível para o Brasil e, principalmente, para os trabalhadores e pras trabalhadoras de todo o país.

Por isso mesmo que falas como essas do senador Rogério Carvalho têm que ser amplamente difundidas, pois a redução da escala de trabalho é uma questão econômica e humanitária, não podendo ser tratada como mera bandeira ideológica nem à esquerda e nem à direita! Nem precisa desenhar, né?

Gostei 3
Não Gostei 0

Deixe um Comentário