RPM – REAL PAIXÃO MOTORIZADA – Sergipe está na crista da onda: projeto de motociclo elétrico dá show!

Para quem não sabe, é preciso saber: em Sergipe existe um projeto chamado de Programa Centelha, gerido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), e que já garantiu R$ 1,2 milhão em incentivos a mais de 20 empresas sergipanas focadas na inovação. Dito isso, vamos ao que interessa ao nosso RPM: é que, dentre essas inovações, um projeto sergipaníssimo “está desenvolvendo um veículo elétrico para uso urbano, como alternativa acessível de locomoção”, como diz o material de divulgação da própria Fapitec. Mas, trocando em miúdos, se trata de um motociclo ou, se preferir, um ciclomotor. Mas o mais inovador é que o motor não funciona a explosão, mas a propulsão 100% elétrica. “É a união das vantagens dos dois mundos: a manutenção de uma bike e a agilidade de uma motocicleta. Ao mesmo tempo, é um veículo de baixa potência, tornando desnecessário o emplacamento. É uma alternativa que não transfere esforço algum para o condutor, com autonomia suficiente para um dia inteiro de uso com apenas uma recarga da bateria”, explica o coordenador do projeto, Murilo da Silva. Bateu aquela curiosidade? Então a boa notícia: já existe um protótipo em teste e um novo método de fabricação, para transformar o processo de produção de manual em automatizado, também já está sendo desenvolvido. Mas, ainda segundo o mesmo material de divulgação da Fapitec, ainda não há um nome para o modelo. E aí, leitor e leitora, qual seria a sua sugestão?

Uma pena

Ou AndersonsBlog anda muito desatualizado, ou o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Sergipe (Sincodiv/SE) parou mesmo no tempo. Imagina que, no site do sindicato, a última notícia local, sobre um feirão realizado, data do ano de 2012?

Uma pena 2

Claro que o mercado automotivo tem sido dos mais atingidos pela crise econômica em decorrência da crise pandêmica. Mas ver o outrora tão ativo Sincodiv/SE assim tão paradão é um tanto quando desanimador, né não? E o pior: se nem o próprio sindicato que representa o setor se anima, qual será mesmo a expectativa de ver o mercado como um todo se animar?

Efeito feriadão

Quem estava com exames teóricos ou práticos agendados no Detran/SE para o dia 1º de novembri deve ficar atento à mudança de data devido à transferência do ponto facultativo do dia 28 de outubro pelo Governo do Estado. As provas práticas de direção que estavam agendadas para os dias 8 e 22 de novembro também foram canceladas e transferidas. Confira mais detalhes nesse link direto do site do Detran/SE.

 

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário