Saga do América de Pedrinhas rumo a Copa São Paulo começou em plena virada do ano e prossegue pelas estradas desse ‘Brasilzão de Deus’. Na bagagem? Sonhos e esperanças!

Terça, 31 de dezembro, início da noite em Pedrinhas, interior de Sergipe. Ali, uma saga começava e prossegue até este exato momento em que você, leitor e leitora, lê essa postagem: o América de Pedrinhas, campeão sergipano da Série A2 sub-20, embarcou para a maior missão de sua história, que é participar da Copa São Paulo de Futebol Junior, a famosa Copinha, com a primeira partida do time sergipano marcada para este sábado, 4, às 15h, contra o poderoso Internacional de Porto Alegre/RS e com transmissão pela SporTV – aliás, o único jogo de um time sergipano na competição a ganhar transmissão nacional pela TV.

Mas antes de prosseguirmos, vamos de um vídeo que, na sua singeleza e simplicidade, mostra o poder que o sonho de se tornar uma estrela do futebol tem sobre essa garotada, justamente o vídeo do embarque dos atletas de Pedrinhas para São Paulo, mais precisamente Guarulhos, cidade-sede dos jogos do América.

Vamos que vamos!

Já na quarta, 1º de janeiro, enquanto a imensa maioria das pessoas curtia a ressaca do réveillon, o sub-20 do América seguia estrada. Marcus Alessandro, pai do zagueiro canhoto Lucas Carvalho, vai passando alguns relatos da viagem ao nosso colaborador esportivo Luiz Américo – coincidência boa o fato de que Américo está repassando os relatos do América aqui pra casa, né não?

Logo depois do almoço da quarta-feira, Marcus dá a letra. “Chegamos agora a BR 365 com destino a Belo Horizonte. E de lá seguiremos para São Paulo”, destaca esse pai de atleta que, como diria o antigo comercial, prova que o ‘importante não é só ser pai. O importante é participar’. E é isso mesmo o que ele está fazendo, ora pois!

Além de acabarem formando uma grande família, a garotada se apoia justamente no apoio de cada um de seus familiares

E Marcus prossegue: “esse almoço aí (N.R.: da foto que ilustra essa postagem) foi em Salinas, Minas Gerais. E quando nós chegamos por volta de meio dia e pouco, para almoçar, a delegação do Sergipe tinha passado por lá pela manhã, umas 8h, segundo o dono do estabelecimento”, conclui Marcus.

E aqui AnderSonsBlog abre um parêntese pra umas explicações. O ônibus que leva a delegação do América foi uma conquista junto ao Governo do Estado – alô Fábio Mitidieri e a secretária do Esporte, Mariana Dantas, vocês mandaram bem demais aí, viu? – através de uma intermediação do presidente da Federação Sergipana de Futebol e vereador de Aracaju, Miltinho Dantas.

E também vale destacar que o Sergipe, vice-campeão da Série A1 sub-20, acabou sendo chamado para Copa São Paulo diante do surgimento de uma terceira vaga para os clubes sergipanos e está no grupo 16, em Capivari, estreando no sábado, 4, as 17h, contra o Bahia.

Enquanto isso, o campeão da Série A1 sub-20, o Falcon, foi de ônibus até Salvador e, de lá, avionou para São Paulo e já está devidamente instalado, concentrado e treinando para a sua estreia, no grupo 28, também no sábado, as 15:15h, contra o Vila Nova de Goiás.

Longa estrada da vida

E enquanto o Sergipe saiu mais cedo, ganhando preciosas horas para descanso e treinamento, e o Falcon já está desde terça passada em seu destino, a viagem do América de Pedrinhas segue em frente.

Lógico que o sonho de cada um dos jogadores, compartilhado por cada família e por todo o corpo diretivo do América é a revelação de algum talento e que, jogando bem e chamando a atenção, possa ser possível iniciar numa carreira difícil como é a do futebol. É aquela história: é difícil, mas não é impossível!

Porque a realidade do futebol sergipano é bem distinta daquela de estados mais ricos e tradicionais no futebol. Mas a inspiração da garotada do América está no Falcon que, em 23, após só sair da competição nas oitavas de final, dois atletas da equipe foram para o Santos e um outro para o Grêmio. E é por isso que todos os esforços são válidos.

Marcus, por exemplo, além de estar na viagem acompanhando seu filho Lucas, é massoterapeuta e levou sua maca particular para garantir que os atletas possam ter um atendimento mais profissionalizado.

Todo o elenco do América que representa Pedrinhas, Sergipe e milhões de sonhos da garotada que ama o futebol de paixão!

E ele também está auxiliando a comissão técnica numa atividade diferenciada: em pequenos grupos, os atletas caminham dentro do ônibus, no corredor, para evitar problemas de circulação que, em resumo, afetam o condicionamento físico em geral, além de gerar a possibilidade das terríveis cãibras durante o decorrer dos jogos.

Ainda faltam algumas horas para que a moçada do América de Pedrinhas, finalmente, chegue e se instale em Guarulhos. E, até lá, AnderSonsBlog seguirá cobrando de autoridades de Pedrinhas, do estado, além do nosso empresariado, que façam algo, o que puderem, mas que façam pelo América de Pedrinhas que, na Copinha, está representando a cidade em que o clube nasceu e o estado de Sergipe. Mas, na boa?, essa moçada representa mesmo é o sonho de milhares, talvez milhões de garotos que amam o futebol e almejam dele viver. Simples assim!

Gostei 3
Não Gostei 0

1 Comentário

  • Baiana do 13

    2 de janeiro de 2025 - 21:49

    Eu queria mandar uma ajuda financeira pra esse s garotos erois de. Pedrinhas
    Ainda da tempo pra quem quiser ajudar. Como faço isso.. além disso tô aqui orando e torcendo por els. Já deu certo.

Deixe um Comentário