Lógico que ninguém pode e nem deve impor pra seu ninguém a obrigação de tratar o Sergipão 25 como o mais importante campeonato estadual de futebol do país. Isso seria uma imposição absurdamente ditatorial, obviamente! Mas não deixa de ser interessante e muito relevante que a disputa pelo título de campeão sergipano de futebol siga sendo uma honraria muitíssimo cobiçada! Luís Américo, nosso colaborador pros assuntos esportivos, dá a letra e bate na ‘bochecha da rede’ ao tratar desse assunto. Leia e tente se manter indiferente, se puder!
“Sergipão 25 é mais empolgante que Carioca e Paulista
Luís Américo*
Tá bom, muitos vão achar um exagero a visão do cara que aqui escreve. O campeonato sergipano tem um nicho muito menor e um apelo menor ainda, mesmo com os avanços conseguidos nessa temporada com governo do estado, Banese e FSF.
Mas com uma fórmula de disputa bem mais simples que a do Paulista e a do Carioca, e com esse apelo financeiro e com mais vagas em disputa para torneios regionais e nacionais, que geram receitas importantes para os clubes, o campeonato tem um apelo interessante e charmoso.
E nesta sexta rodada o destaque vai para os clássicos. Na capital, Sergipe x Confiança fizeram o Clássico Maior do estado. Já no interior, Lagarto x Itabaiana disputaram o Clássico Matuto e a hegemonia de capital do interior para acirrar a peleja.
No Batistão, o Confiança, apesar de sair atrás no placar e enfrentar uma equipe aguerrida e ligada na partida, dominou as ações e as estatísticas. E com mais de 60% de posse de bola, sem se desesperar em nenhum momento, reverteu o placar se isolando ainda mais na liderança da competição.
O Sergipe começou com raça e concentração e, numa falha do lateral Valdir, abriu o placar aos 26’ da etapa inicial com Reny Max. O Dragão dominava as ações, mas esbarrava na cerrada marcação alvirrubra.
Foi então que, aos 29’ da segunda etapa, o atacante Ronald Camarão, de fora da área, acertou um tiro certeiro na meta direita do gol adversário, quebrando a guerreira marcação do Gipão.
Foi esse gol que escancarou a diferença entre as equipes. E em uma jogada trabalhada de pé em pé, com paciência e envolvência, que o bom meio campo azulino encontrou o atacante Neto, recém-saído do banco de reservas, pra definir o placar num lindo gol de cavadinha que premiou a jogada e a superioridade da equipe Proletária na partida.
Com o resultado, o Dragão é líder isolado do campeonato e sério candidato a campeão da primeira fase, garantindo vaga na Copa do Brasil. Já o Sergipe tem que ligar o alerta, pois faltando três rodadas para o fim do primeiro turno, corre o risco de não se classificar para a próxima fase.
Em Lagarto, a equipe local pressionou e até colocou bola na trave no início da partida, mas logo no início da segunda etapa a equipe do técnico Roberto Cavalo abriu o placar e decretou a vitória da equipe visitante, levando a vitória e o título de Capital do Interior para Itabaiana, que agora ocupa a terceira colocação, já que o Falcon, de virada, venceu o lanterna Carmópolis e reassumiu a vice-liderança. O Lagarto, assim como o Sergipe, tem que se ligar para não perder a classificação para a segunda fase, sendo que as duas equipes fazem o clássico da próxima rodada no Batistão.
Nada definido, mas o Dragão segue firme como líder e maior postulante ao título até o momento, seguido das fortes equipes do Falcon e do Itabaiana. E embora ninguém tenha ainda uma vaga garantida na segunda fase, vale lembrar que Dorense e Carmópolis seguem firmes rumo a segunda divisão.
*é o cara que vê o futebol ‘por dentro’ por já ter jogado muito, por ser pai de atleta e por isso mesmo saber como funciona o ‘processo’ e, acima de tudo isso, por ser um cabra que, como já dizia a campanha daquela gigante dos fast-foods, ama tudo isso, ora pois!”.