Alguns gestos e atitudes falam demais sobre quem os realiza. E isso diz respeito diretamente sobre um encontro promovido pelo prefeito eleito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), na sexta, 8.
Na ocasião, Sérgio, seu irmão, o deputado federal Fábio Reis, também do PSD, e o pai de ambos, o ex-prefeito de Lagarto Jerônimo Reis, recepcionaram diversas figuras da política sergipana, com destaque para uma série de prefeitos e prefeitas eleitos. E a razão do encontro foi levar essa turma toda para um bom e republicano bate-papo com o governador Fábio Mitidieri, que é o presidente estadual do PSD.
Sente só o shape do encontro através de alguns nomes presentes: Diogo Machado, prefeito reeleito de Carira; Juca de Bala, reeleito em Laranjeiras; Givanildo Costa, reeleito em Salgado; Ivan Sobral, prefeito eleito de Itaporanga; Cristiano Viana, reeleito em Simão Dias; Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão e seu sucessor, Júlio Júnior; Careca da Samam, prefeito eleito de Japoatã; Alba, prefeita de São Francisco, e seu sucessor, Dudu; Luciano de Menininha, prefeito eleito de Propriá; Flávio, prefeito de Telha, e seu sucessor, Lucas; Adinaldo, prefeito de Indiaroba, e seu sucessor, Marcos Sertanejo; Jal, prefeito eleito do Geru; Gal, vice-prefeito de Tobias; Toinho de Dorinha, liderança política de Poço Verde; Vera, vice-prefeita de Aparecida; Valdinho, prefeito eleito de Pinhão; Simone de Dona Raimunda, prefeita de Riachão do Dantas, e seu sucessor Galego da Samba; Jackson, prefeito eleito de Boquim; e Laerte, de Nossa Senhora de Lourdes, dentre outros.
Além dessas figuras todas, os deputados estaduais Ibrain de Valmir e Paulo Júnior, diversas outras lideranças e nomes que comporão o secretariado de Sérgio em Lagarto, a exemplo do já anunciado secretário de Esportes Rafael de Valmir.
E o que rolou em termos de conversas nesse encontro? Lógico que muita, mas muita política mesmo. E, claro, compromissos de parcerias entre o governo do estado e os municípios. Fábio, por sinal, saiu do evento encantado com a oportunidade de ter uma conversa franca e aberta com todos os presentes, inclusive com aqueles que, nesse momento, não fazem parte de seu agrupamento político – atentai bem, leitor e leitora, para o ‘nesse momento’, pois, como se sabe, política é como nuvem e coisa e tal.
Mas o que foi mais marcante nesse evento foi a demonstração de muita habilidade e capacidade de aglutinação que Sérgio possui. Como anfitrião do encontro, nada mais justo do que reconhecer que, inteligentemente, Sérgio demostrou sua fidelidade a Mitidieri e ainda aproveitou para um troca muito positiva de experiências com prefeitos em mandato, reeleitos e eleitos. Mandou bem demais! E parafraseando o saudoso Fernando Vanucci, ’26 é logo ali’, né?
P.S.: em tempo: outra questão muito positiva de Sérgio tem sido a forma transparente com que ele vem anunciando os nomes de sua futura gestão. Da parte da casa aqui, nesse primeiro momento, os parabéns ao futuro prefeito de Lagarto vão pela escolha de Ítalo Duarte para secretariar a Comunicação lagartense. Jovem, antenado com as práticas comunicacionais mais modernas, Ítalo tem vasta experiência e uma capacidade singular de ler o cenário político. Vai fazer um belíssimo trabalho!