Lógico que os campeonatos estaduais ainda resguardam o seu charme. Mas enquanto Paulistão, Carioca e Mineiro, três dos maiores estaduais do país, tiveram uma primeira fase muito ‘chocha’, com a expectativa de que cresçam em suas retas finais, o Sergipão 25 dá mostras de ser uma das competições mais instigantes do país inteiro. E quem traz detalhes disso tudo é nosso colaborador para assuntos esportivos, Luís Américo. Bora ou vamos?
“Times grandes de todo país confirmaram classificação, mas dois decepcionaram
Luís Américo*
Apesar de vários cenários negativos para equipes locais e nacionais, o fim de semana garantiu a classificação para as fases decisivas das grandes equipes do nosso futebol.
Aqui em Sergipe, após derrota em clássicos, 2×1 no clássico maior com o Confiança e um improvável 4×0 contra o Lagarto em plena Arena Batistão, o Sergipe venceu o Guarany de Porto da Folha e garantiu vaga nas semifinais.
Nessa rodada, o Confiança, em péssimo jogo contra o Itabaiana, garantiu o título do primeiro turno, vaga direta na semifinal e a ainda o mais importante: vaga na Copa do Brasil 2026. E para a próxima fase, apenas Barra e Guarany disputam a classificação, com boa vantagem para equipe de Porto da Folha. Na parte debaixo da tabela, o Carmópolis já foi rebaixado e o Barra, que disputa o acesso à classificação para a próxima fase, também disputa a vaga de último rebaixado com o Dorense. O campeonato está topado!
No cenário nacional, começando pelo Carioca, o Botafogo virou 9º colocado após derrota para o Vasco e nem disputa o título de honra da esvaziada Copa Rio. O Flamengo, primeiro colocado, enfrenta o Vasco; E o Volta Redonda enfrenta o Fluminense. Destaque para o belo gol do cria do Ninho, Matheus Gonçalves, na vitória do Mengão. Já o Botafogo, além de passar vergonha no Carioca, perdeu a Supercopa do Brasil para o Flamengo, e perdeu o primeiro jogo da Recopa Sul-Americana para o Racing da Argentina.
No Paulista, o Santos de Neymar e Palmeiras do mal humorado Abel Ferreira conseguiram difíceis classificações diante do cenário que se desenhou, mas garantiram a chance de título. Destaque para o belo gol olímpico do Menino Ney, tão criticado, mas craque de bola!
Pra finalizar, e não me estender tanto, destaco a classificação do Atlético-MG, do melhor atacante do momento no Brasil, Hulk, após 2 boas vitórias contra o Tombense e a eliminação, nos pênaltis, após dois 1×1, do Cruzeiro de Gabigol.
Seguindo essa pegada, o futebol nacional seguirá liderando o cenário sul-americano com sobras. Mas, futebol é uma caixinha de surpresas e tudo pode acontecer.
*é pai de atleta, desportista topado e confere os estaduais pelo Brasil adentro pra trazer as últimas aqui pro AnderSonsBlog e também no PodhVAR, dentro do programa Que Papo é Esse? no canal do YouTube Sintonia, na companhia de Ferreira Filho e Rubens Filho”.