Massa demais ver o governador Fábio Mitidieri (PSD) com o ministro Márcio Macedo numa pós-reunião com o também ministro Rui Costa, estes dois componentes do governo de Lula e os três últimos citados sendo do PT, falando numa questão seminal pra Sergipe que é o Canal de Xingó.
Talvez a felicidade deste AnderSonsBlog só tenha sido superada pela do ex-deputado federal, ex-vice governador e também ex-vice prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, um dos maiores estudiosos da questão hídrica em nosso estado.
Mas juntamente ao Canal de Xingó, temos mais uma leva de demandas sérias em Sergipe. No sentido econômico e prático, o retorno da Petrobras ao estado, bandeira levantada pelo senador Rogério Carvalho, também do PT, é uma ação capaz de transformar para melhor a economia sergipana pelos próximos 100 anos, pelo menos, uma vez que nos tornaríamos o maior produtor de gás natural do Brasil e um dos maiores do mundo!
Mas, nesses dois casos, Xingó e Petrobras, falta algo fundamental: união de todas as forças políticas sergipanas. Mas todas mesmo, sem exceção!
E aí é que chegamos ao exemplo mais bem acabado do que esse tipo de união significa: o término da duplicação da BR101 no estado, ao menos, para o momento, no seu trecho norte, ligando a parte já duplicada até o município de Propriá.
Senão, vejamos: no dia 13 de março passado, o conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), José Carlos Felizola, propôs que a corte de contas sergipana dialogue com o Tribunal de Contas da União (TCU) no sentido de que se busque uma solução para a conclusão das obras em termos semelhantes ao que o estado do Espírito Santos já fez. E isso resultou numa visita do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Halpher Luiggi, no último dia 20 ao próprio Felizola.
“A ideia que tivemos foi no sentido de trazer para Sergipe o que o TCU tem feito em Brasília com diversas obras, buscando soluções consensuais. Contamos com a boa vontade do DNIT, que fez questão de prestar esclarecimentos e apresentar soluções. Foi uma reunião produtiva, onde nos foi mostrado o cronograma de obras, que será retomado em breve”, afirmou Felizola.
Em seguida, o deputado estadual Adailton Martins (PSD) usou a tribuna da Alese para cobrar empenho de todos os parlamentares estaduais no sentido de uma ação conjunta no sentido de ver a duplicação da 101 ser retomada.
“Nesta legislatura, estivemos em Maruim durante a visita do presidente Lula e ficamos esperançosos de que o projeto finalmente seria concluído, pois houve um anúncio positivo por parte das autoridades”, destacou Adailton, observando que é preciso união em torno do tema.
Ato contínuo, a deputada federal Yandra Moura (União), ao se tornar a primeira mulher nordestina a presidir a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, já se comprometeu em buscar soluções para que a BR101 duplicada deixe de ser um sonho e se torne realidade.
“Vamos realizar audiências públicas, ouvir os órgãos competentes e o ministro dos Transportes para entender quais são as medidas planejadas para resolver esse problema. Queremos explicações e uma solução definitiva para essa obra que se arrasta há anos e é tão esperada pela população”, observou Yandra.
E, finalmente, nesta semana, em Brasília, o governador Fábio Mitidieri, novamente junto ao ministro Márcio Macedo, esteve como ministro dos Transportes, Renan Filho – que é quem, na modesta opinião da casa aqui, mais tem interesse nessa duplicação do trecho sergipano da BR101, justamente para facilitar o acesso ao seu estado, Alagoas – para debater justamente o término, ao menos, do trecho norte da duplicação.
E Fábio e Márcio ouviram de Renan o seguinte: “de Aracaju até a divisa com Alagoas, nós estamos intensificando as obras pra terminar e entregar pronta até o final do ano. Esse é o trabalho do ministério dos Transportes e do DNIT. E nós vamos, no próximo dia 10 publicar o edital de licitação muito esperado pelo povo sergipano que é do trecho de Estância até a divisa com a Bahia”, garantiu Renan Filho.
Percebe, leitor e leitora, quantas figuras públicas envolvidas em um mesmo debate, a duplicação da BR101, e o quanto se torna mais crível a finalização dessa obra por conta justamente desse amplo envolvimento?
É lógico que a desconfiança persiste e persistirá até que a obra, de fato, seja concluída. E isso é absolutamente natural, pois todos nós, sergipanos e sergipanas, já estamos há mais de 30 anos aguardando que essa importante obra seja finalmente concluída.
Mas ao termos tanta gente ‘dando as caras’ num mesmo tema e, com isso, colocando suas ‘caras a tapa’ pelo comprometimento publicamente assumido, é lógico que as chances de conclusão da obra da duplicação sejam terminadas efetivamente aumentam.
E se assim está sendo com a BR101, fica a dica daqui de AnderSonsBlog: políticos de Sergipe, sem exceção, tomem as mesmas atitudes referentes à BR 101 em Sergipe em relação ao Canal de Xingó e ao #VoltaPetrobras! E esqueçam esse negócio de ‘pai ou mãe’ das ações e deixem de lado as picuinhas políticas, quaisquer que sejam! Quando todos, novamente sem exceção, se posicionam publicamente a favor do que é benéfico para Sergipe e para nosso povo, lógico que aumentam as chances dessas obras e projetos virarem realidade! É simples demais! E é urgente demais que essa postura se torne regra, deixando de ser exceção. Estamos conversados?
1 Comentário
Geraldo Majella
Amigo, você é mesmo um otimista! Salvo engano, essa obra de duplicação da BR 101 foi prevista no PPA – plano plurianual de 1995! Primeiro governo de FHC. Há 30 anos!
Você acha mesmo que vai terminar agora?
Só acredito vendo!