Simone de D. Raimunda, prefeita de Riachão, aniversaria neste dia 18. Mas o maior presente dela não foi apenas a eleição de seu sucessor, Galego da Samba, mas garantir a liberdade do povo riachãoense

Antes de mais nada: Parabéns, Simone! A professora, filha de D. Raimunda, está aniversariando nesta sexta, 18. Mas, antes de prosseguir, parabéns novamente, Simone! E, nesse caso, por conta da eleição de seu sucessor, Galego da Samba (PSD). Mas se ainda não ficou claro, novamente vamos de parabéns, Simone! E, desta feita, pelo incrível feito de ter garantido ao povo de Riachão do Dantas, cidade que ela administra desde quando, no primeiro dia do mês de setembro de 19, com 7.243 votos, obteve 56,67% dos votantes riachãoenses em seu nome, a liberdade que essa gente tanto ansiava.

Mas AnderSonsBlog estaria exagerando quando faz a observação de que Simone, na verdade, garantiu ao povo de Riachão a sua liberdade? De jeito nenhum e a casa aqui explica: Simone havia perdido a eleição em 16 pelo famoso ‘cabelo de sapo’, pois a diferença contra aquela que venceu naquele ano, Gerana Costa, foi de apenas 387 votos. E como houve a denuncia de divulgação de pesquisa fraudulenta, Gerana perdeu o mandato e, na eleição suplementar de setembro de 19 finalmente Simone ascendeu ao comando de sua terra natal.

Claro que aquele mandato ‘tampão’ não deu pra muita coisa. Mas, ainda assim, seu desempenho na gestão lhe garantiu uma vitória esmagadora nas Eleições 20: 74,58% do povo escolheu o nome dela para seguir no comando do município com 9.748 votos no total.

Começa, ali sim, seu primeiro mandato completo, embora fosse a sua segunda vitória consecutiva para prefeita. E começava ali, também, um processo de transformação genuinamente riachãoense, com o resgate da autoestima do povo; a criação de novas oportunidades de Riachão brilhar para o mundo, caso do imenso sucesso do Festival de Inverno de Palmares, hoje uma referência turística sergipana; respeito aos servidores, mesmo diante de imensas dificuldades enfrentadas por Riachão e por todos os municípios do mesmo porte; recuperação de serviços essenciais, como saúde e educação; urbanização de povoados e cuidados efetivos com estradas vicinais; incentivo e fomento à economia local e popular; enfim, uma série de políticas públicas que ajudaram a transformar para melhor Riachão do Dantas.

Então quer dizer que em Riachão tudo está as ‘mil maravilhas’? Lógico que não, claro que ainda faltam avanços. Mas tomemos como informação fundamental o fato de que, em dezembro desse ano, Simone completará cerca de 5 anos como prefeita, já que sua primerira vitória se deu numa eleição suplementar diante da cassação de Gerana. O tempo, nesse caso, foi mais curto do que o é para a maioria dos que se elegem e se reelegem, que é de 8 anos, ora pois!

E, além disso, Simone teve percalços pesados, a exemplo da perseguição do presidente da Câmara, Berinho do Mercadinho que, entre 23 e 24 quase que inviabilizou a gestão ao tentar impedir o remanejamento orçamentário necessário para o funcionamento da máquina pública da prefeitura.

Mas, ironia do destino, o mesmo Berinho – que havia chegado a presidência com o apoio de Simone –, este ano se uniu a  Gerana e foi vice numa chapa oposicionista montada pela ex-prefeita. Resultado? Amargou um terceiro lugar minguado de votos e, no ano que vem, será ex-vereador.

Enquanto isso, Simone conseguiu um feito que muitos duvidavam – inclusive algumas mulheres, especialmente na imprensa, que tentaram diminuir o importante papel de Simone no aumento da participação feminina na política – que foi eleger Galego da Samba, que era o seu vice, para sucedê-la e dar continuidade às políticas públicas que vêm dando tão certo que fez o povo de Riachão comprovar, aprovar e re-aprovar tudo o que Simone tem feito pelo seu povo.

Por tudo isso, de novo e novamente, parabéns, Simone! E parabéns ao povo de Riachão por se mostrar cada vez mais livre na hora de escolher quem deve comandar os destinos da cidade! É isso! Aliás, melhor: é tudo isso!

Gostei 4
Não Gostei 0

Deixe um Comentário