Esta semana, através de um vídeo (assista ao final dessa postagem), o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), ao lado do secretário de Cultura do município, Antônio Samarone, deu a boa nova: está autorizado pela prefeitura a elaboração de um estudo técnico de viabilidade para a instalação de um teleférico na Serra de Itabaiana!
A notícia é muito alvissareira, afinal a gestão de Valmir bancará um estudo sério para, finalmente, avaliar a possibilidade real da instalação de um aparelho turístico de um porte gigante como é um teleférico.
E o próprio Valmir foi muito feliz ao destacar que a realização de um feito dessa magnitude não é ‘coisa do outro mundo’, como alguns, especialmente por conta das disputas políticas, podem querer fazer crer, afinal, um investimento desses pode transformar realidades, como já acontece em diversos lugares do Brasil e do mundo. “Como tem em Juazeiro do Norte, em várias partes do país, como é o caso do Rio de Janeiro, e a gente vai, se Deus quiser, trazer para Itabaiana para alavancar o turismo no nosso município”.
A verdade é que a Serra de Itabaiana, pela sua imponência e pelas belezas naturais que comporta, já é uma referência turística sergipana. Seja pelo incrível Parque dos Falcões, seja pelo Poço das Moças, pela trilha ecológica, enfim, tanto a serra como o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, que une biomas como mata atlântica e caatinga, já são atrativos ímpares.
Mas com a possibilidade de um teleférico, a importância turística do local crescerá exponencialmente até à estratosfera, às alturas mesmo, com o perdão da analogia simplista feita com a altitude da própria serra.
E aqui é que entra uma questão fundamental: de posse desse estudo técnico de viabilidade, será muito importante que a prefeitura busque uma parceria com o governo estadual, pois Itabaiana, literalmente no centro do estado, já tem um pertencimento que vai além dos itabaianenses.
E por que que AnderSonsBlog faz esse alerta? Por conta da política local, uma vez que as disputas paroquiais, infelizmente, mais atrapalham do que ajudam. Portanto, que o governador Fábio Mitidieri (PSD) olhe com bons olhos essa ideia que, saindo do papel, transformará pra melhor o turismo sergipano pelos próximos 100, 200 e muito mais anos, ora pois!
Mas no mesmo vídeo ainda tivemos uma outra informação essencial para alavancar o turismo itabaianense e sergipano. Ressaltando que, para esse fato ocorrer, a cúpula da Igreja Católica sergipana terá que abraçar a causa, autorizando-a, Valmir de Francisquinho destacou que um outro sonho a ser realizado é a construção do Santuário de Santa Dulce dos Pobres.
E se isso acontecer justamente numa cidade que registrou um dos milagres que fizeram a religiosa baiana se tornar uma santa reconhecida pelo Vaticano, aí, leitor e leitora, ninguém segura nem Itabaiana e nem Sergipe no quesito turismo religioso. Claro que um santuário é uma decisão estritamente religiosa, mas com uma prefeitura se dispondo como parceira, as coisas ficam muito facilitadas, né verdade?
Enfim, são duas grandes notícias que, sem dúvida, orgulharão todos os itabaianense, por óbvio, mas que serão também conquistas que ajudarão Sergipe a se destacar nacional e internacionalmente no turismo. Então, bora todo mundo se juntar por essas duas causas nobilíssimas? Bora ou vamos?