Política é a peste! Aliás, a política é de boas! A peste são alguns políticos, pra sermos mais justos! Só que contra fatos não há argumentos!
E é isso o que o município de Estância tá vivendo nesse exato momento. É que desde que o prefeito Gilson Andrade (PSD) assumiu a linha de frente da luta para que o município receba um campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), seus adversários locais têm se esmerado em colocar as ações do prefeito nem em 2° plano, mas bem lá pra trás, tipo em 12° plano.
Mas a verdade se sobrepõe sempre, ainda que às vezes demore a vir à tona. E, nesse caso estanciano, é a história do próprio Gilson que fala alto e se impõe.
Veja, leitor e leitora, quando havia uma mínima chance de Estância receber uma Faculdade de Medicina da Unit, o prefeito não se aquietou até conseguir mobilizar a força política disponível, o caso do ex-deputado federal André Moura foi um bom exemplo, e convencer a Jouberto Uchôa, a personificação da Unit, de que Estância era o melhor lugar do mundo pra Unit investir!
E o Ministério da Educação, ao exigir que a rede municipal de Saúde do município merecedor da faculdade fosse top, encontrou em Gilson um gestor com coragem pra reformar todas as 11 unidades já existentes, construir mais 6 delas, seja na sede, nos povoados ou na região praiana, e apresentar uma rede municipal simplesmente exemplar!
Ou seja: Gilson Andrade tanto buscou, tanto futucou, tanto se empenhou que a Unit/Medicina é de Estância e dos estancianos.
E a melhor comprovação disso é que 10% das vagas das turmas de Medicina são reservadas para bolsistas oriundos da rede pública de ensino estanciana! Uma contrapartida exigida por… Gilson!
Agora, após a visita do reitor da UFS, Valter Joviniano, a Estância; após Gilson tê-lo pegado pelo braço pra visitar possíveis locais para a instalação provisória do campus; após Gilson ter mobilizado o empresariado local e conseguido que dois deles disponibilizassem terrenos para serem doados à UFS para a construção do campus definitivo; depois de Gilson fazer e acontecer, tem quem tente diminuir o papel dele em mais essa conquista luminar pro futuro estanciano.
E tá tudo bem, tudo certo, pois todos sabem que se trata de política – mesquinha, mas ainda assim política – quem faz esse papel bobo de tentar tirar o mérito de quem fez por onde merecê-lo.
Mas AnderSonsBlog não se furta de fazer um reconhecimento público da importância de Gilson Andrade nesses dois episódios, da Unit e da UFS, porque se trata de justiça e, principalmente, porque a casa aqui sabe que os estancianos e as estancianas sabem ser reconhecidos também.
Então, deixemos alguns politiqueiros zuadando, pois a caravana do conhecimento segue seu curso e agradece a Gilson, assim como o farão aqueles beneficiados e que, ao final e ao cabo, serão os que comandarão o futuro estanciano e contarão, lá na frente, a história que está sendo feita hoje, né isso? Sem mais!