Todas as pesquisas apontam Emília como prefeita, certo? Mas AnderSonsBlog vai pra ‘prova dos 9’ com apenas uma delas, justamente a última, feita pela Quaest e divulgada pela TV Sergipe. Confira

No dia anterior ao 2º turno das Eleições 24 em Aracaju, a TV Sergipe divulgou pesquisa Quaest sobre as intenções de voto dos aracajuanos e das aracajuanas. E, mais uma vez, Emília Corrêa (PL) apareceu de maneira ampla e incontestável à frente de Luiz Roberto (PDT) na disputa pela prefeitura da capital sergipana.

Como este AnderSonsBlog não se cansa de repetir, pesquisa é cenário momentâneo e a casa aqui não bate e nem agride nenhuma delas – embora muitas delas sejam flagrantemente falsas e, portanto, criminosas no sentido de tentar influenciar na decisão final que cabe, apenas e tão somente, a quem vai votar e exercer a plenitude da democracia.

Só que institutos de pesquisa são compostos por mulheres e por homens que, ao final e ao cabo, estão defendendo o sustento de si e de suas famílias, ora pois! Por isso que aqui não se implica com ninguém, embora se creia que a melhor forma de impedir que certas ‘doidices’, pra ser simpático, praticadas nessa ruma de pesquisas fakes está na elaboração de uma legislação mais eficiente e efetivamente punitiva (e a gente já falou sobre isso numa postagem sobre projeto de Fábio Henrique que pode ser lida AQUI).

Assim, na ‘boca’ da decisiva eleição aracajuana, a casa aqui se apegará apenas aos números da pesquisa feita pela Quaest e divulgada pela TV Sergipe neste sábado, 26. E fará isso em termos comparativos com o resultado que o mesmo instituto apresentou na mesma emissora de TV em 4 de outubro último, naquele caso a dois dias da eleição de 1º turno, beleza?

Então, vamos lá: a Quaest, naquela oportunidade, mostrou Emília com 35% das intenções de voto, sendo que o resultado das urnas, no dia 6 passado, a posicionou com 41,62% dos votos. Luiz naquela pesquisa teve 17% e, no resultado oficial, chegou a 23,86%.

E a sequência é autoexplicativa: na Quaest das vésperas do 1º turno Yandra Moura (União) tinha 16% e teve 14,17% na urna; Candisse Carvalho (PT) foi de 7% na pesquisa para 9,24% na urna; e, subsequentemente, Danielle Garcia (MDB) aparecia com 7% e foi a 5,52%; Niuly Campos (PSOL) marcava 2% e teve 4,75%; Zé Paulo (Novo) pontuou 1% e terminou com 0,52%; e, por fim, Felipe Vilanova (PCO) tinha 0% e findou com 0,03%, sendo que os percentuais finais de cada uma das candidaturas são resultado da totalização de votos efetuada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Resumindo: a Quaest do 1º turno errou nos percentuais que atribuiu a todas as candidaturas, ok? Mas, vamos e convenhamos, foi cirúrgica no posicionamento final de cada uma delas, né verdade?

Já nesta véspera do 2º turno, as mesmas duas empresas aqui citadas deram ‘a cara a tapa’ sem meios termos. Explica-se: faltando poucas horas para o pleito, ambas empresas, a emissora de TV e o instituto de pesquisas, cravaram o resultado final sem nem pestanejar.

E, dessa forma, a pesquisa Quaest, encomendada pela TV Sergipe, realizada presencialmente com 1000 pessoas de 16 anos ou mais em Aracaju nos dias 25 e 26 de outubro, registrada na Justiça Eleitoral como SE-04344/2024, tendo 3% de margem de erro e com nível de confiança de 95%, sem nenhum favor e sem tergiversar, garante que a capital do estado terá uma mulher como prefeita pela primeira vez na sua história.

Num cálculo que leva em consideração o total possível de votos válidos, Emília se elege com 62% e Luiz fica com 38%. Mas como a margem de erro da Quaest é de 3%, Emília pode ter de 59% a 65% e Luiz pode ficar entre 35% e 41%.

Dá mesmo para garantir que o resultado do 2º turno em Aracaju ficará ‘enquadrado’ nos números aventados pela Quaest? Lógico que não, afinal uma eleição, seja ela qual for, nunca é ciência exata, claro!

Mas que Emília está a cada minuto que passará de agora até as 17hs desse domingo, 27, mais próxima de vencer a eleição e de comandar os destinos de Aracaju pelos próximos 4 anos, isso ela está! Sigamos!

Gostei 8
Não Gostei 0

Deixe um Comentário