Não é algo novo: a agora Rafaela de Hilda, que já foi Rafaela Ribeiro e, por dever de justiça e de DNA, é Rafaela de Polyana – e se o leitor e a leitora não entenderam, AnderSonsBlog explica adiante – já surge na política lagartense sob o signo das fake news: como secretária de Governo da prefeita Hilda Ribeiro (sem partido), ia a toda e qualquer ação da gestão lagartense. Como a Justiça Eleitoral não dorme, foi questionada a participação dela em tais eventos. E olha a cara de pau: a gestão de Hilda, sempre pronta pra desafiar a Justiça, negou, via documental, e garantiu que Rafaela “não era pré-candidata a prefeita”. Se o Ministério Público Eleitoral vai aceitar mais essa desfaçatez, aí são outros quinhentos. E eis aí a primeira fake news ligada diretamente a Rafaela! E de Rafaela Ribeiro, quando secretária, ao se tornar pré a prefeita, ela virou Rafaela de Hilda. E esse recurso, usado para nominar alguém que é filho/filha de outrem, gera mais uma fake news: Rafaela, se fosse usar a ligação familiar, deveria se intitular como Rafaela de Polyana, que é sua mãe, irmã do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) e cunhada de Hilda – mesmo porque, com AnderSonsBlog mantendo a elegância e o respeito de não se imiscuir na idade de mulher nenhuma, Hilda seguramente não tem idade para ser mãe de Rafaela e ponto! Mas o que já era ruim, infelizmente, piorou: a jornalista Ane Lisboa, uma gratíssima revelação dessa nova geração, através de seu Regional SE, fez um trabalho de pesquisa irretocável e aponta mais uma fake news ligada a Rafaela. Ou melhor: uma fake news diretamente produzida e divulgada por Rafaela e sua equipe nas redes sociais dela! Vale leitura pra não se deixar enganar, leitor e leitora! Boa leitura!
“Pré-candidata a prefeitura de Lagarto divulga fake news em rede social
No dia 1° de maio, quando se comemorou o Dia do Trabalhador, a pré-candidata a prefeita de Lagarto, Rafaela Ribeiro, publicou uma fake news em sua rede social. Num post amplamente divulgado, a ex-secretária publicou uma informação enganosa a respeito da geração de emprego no município.
No post, Rafaela afirma que “Lagarto é a cidade do interior que mais gera emprego”, porém este dado não pode ser confirmado pelo órgão de controle oficial que monitora o mercado formal.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego através do Novo Caged, que divulgou o levantamento de 2023 em janeiro deste ano, as cidades sergipanas que mais geraram emprego depois de Aracaju foram: Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora das Dores. Lagarto não aparece sequer entre as três que mais empregaram.
Para além desse dado, no mês de março, o Novo Caged divulgou um levantamento sobre os dois primeiros meses de 2024. Neste cenário, o município de Lagarto foi citado, porém não como o município que mais gera emprego, ficando atrás inclusive de Poço Verde, que no bimestre registrou 166 empregos, enquanto Lagarto apresentou 143.
Mesmo que esta tenha sido a consulta feita, não se pode utilizar um fato isolado (dois meses), descontextualizando a ponto de induzir um entendimento generalizado, de forma errônea.
E levando em consideração o fator número de habitantes, Poço Verde gerando 166 empregos para 23 mil, se comparado a Lagarto que gerou 144 para 100 mil, o município vizinho está muito à frente proporcionalmente.
Diante dos fatos, a postagem descontextualizada publicizada pode ser considerada como uma maneira de manipular a sociedade lagartense, induzindo-a a uma realidade falsa.
A informação truncada gera uma sensação de que pode ter havido intenção de enganar o eleitorado por parte da pretensa candidata, ou tratou-se de desconexão com a realidade do município, tendo em vista as dificuldades dos jovens lagartenses para ingressarem no mercado de trabalho.”