É muito legal quando vemos um assunto sério sendo tratado da forma correta pela imprensa. E foi justamente isso o que fez o jornalista Daniel Rezende, o cabra no comando do portal Política de Fato, ao se referir ao deputado estadual Chico dos Correios (PT), que revelou estar acometido pelo Transtorno de Ansiedade. Ao invés de fazer estardalhaço com a revelação, Daniel lembrou da gravidade da doença, dos riscos de complicações e, o principal, revelou empatia com Chico e com todos os portadores desse terrível transtorno ao lembrar que, apesar dos preconceitos e ignorâncias, a ansiedade é grave, precisa ser tratada e não se trata de uma “frescurinha” como algumas cabeças fechadas e embotadas tentam fazer parecer. Confira o texto de Daniel logo abaixo (leio o original AQUI) e, desde já, os parabéns ao jornalista pela abordagem e o desejo de saúde e uma recuperação o mais rápido possível ao querido Chico dos Correios. Estamos todos com você, Chico!
“Chico do Correio revela Transtorno de Ansiedade; Doença precisa ser debatida e levada a sério!
Daniel Rezende*
O deputado estadual Chico do Correio (PT) revelou nas suas redes sociais que sofre de Transtorno de Ansiedade, uma doença caracterizada pela preocupação excessiva ou até mesmo expectativa apreensiva que pode durar por seis meses sob difícil controle. Afastado da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) desde o mês de abril, o deputado ainda não havia se pronunciado sobre o problema de saúde que enfrentava e que o levava ao afastamento. Mas, nesta quarta-feira, 7, resolveu prestar o esclarecimento.
Acima de tudo é preciso parabenizar a transparência de Chico nesse processo.
Se decidiu gravar o informe é porque possui respeito com os 18.523 eleitores que o elegeram para o cargo de deputado estadual.
Não é fácil expor publicamente uma doença que ainda é alvo de muitos tabus e desconhecimento.
Em tempos de críticas exageradas e cobranças exacerbadas à classe política, nem se fala.
E, em segundo lugar, é necessário que a doença revelada por Chico seja um exemplo, talvez um atestado público, de que cuidar da saúde mental é uma ação que deve atingir a todos, sem distinção de títulos, credo, cor ou classe social.
Somente no Brasil mais de 18 milhões de pessoas sofrem do transtorno e muitas das vezes nem sabem, não procuram assistência psicológica e se deixam levar a situações extremas e de agravamento da condição mental, o que gera, muitas das vezes, o suicídio.
Quando não tratada corretamente, a ansiedade pode eclodir em transtornos mentais, como a depressão, doença que acomete aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Chico vencerá essa luta e, em breve, estará nas trincheiras da Alese em defesa do povo sergipano, em especial do Sertão de Sergipe, cujo eleitorado garantiu mais de 80% da sua votação.
Até lá, os cuidados médicos e psicológicos serão seu guias e exemplos para uma sociedade cada vez mais acometida pelos males mentais.
*jornalista mantenedor do site Política de Fato.“
1 Comentário
Maria Renilse Santana Rezende Lima
Parabéns Chico pela sua recuperação é responsabilidade com seus eleitores muito bom ter pessoas como você para defender todos nós sergipanos