É um fato que a segurança pública chegou chegando na vida política. E esse é um movimento natural que pode e deve ser seguido por outras categorias profissionais e por todos os seguimentos da sociedade. Por isso que a presença cada vez maior do delegado Paulo Márcio nos debates políticos é muito bem-vinda. Um bom exemplo disso é este texto, publicado originalmente pelo site FaxAju e agora republicado aqui no AnderSonsBlog. Pela concisão, visão original, objetividade e capacidade de estar 100% certo, ele merece sua leitura e reflexão.
“Aliança da oposição consolida liderança de Valmir e deixa Rogério a um passo da vitória
Paulo Márcio Ramos Cruz*
“A vida é luta renhida, que aos fracos abate, e aos fortes, só faz exaltar” – Gonçalves Dias
Há políticos que são como bolhas: ocupam um espaço considerável em razão de circunstâncias bastante específicas, mas, por serem vazios e ocos por dentro, estouram de uma hora para outra e desaparecem com a mesma velocidade com que surgem, caindo no mais completo esquecimento.
Existem, por outro lado, os verdadeiros líderes, aqueles forjados nas lutas renhidas do dia a dia. O espaço que ocupam no cenário político não é fruto do acaso nem das oscilações de humor que acometem o eleitorado de tempos em tempos. Por isso resistem às intempéries e ataques mais brutais – ainda que injustos -, mantendo a sensatez e o equilíbrio necessários para ouvir as críticas e apresentar os esclarecimentos a que todos têm direito.
Tão logo foi anunciado o apoio de Valmir de Francisquinho (PL) a Rogério Carvalho (PT) no segundo turno da sucessão estadual, na manhã desta segunda-feira, 10, uma enxurrada de críticas tomou as redes sociais do ex-prefeito antes mesmo do seu pronunciamento.
Menos de vinte e quatro horas após a coletiva, no entanto, já foi possível notar a prevalência de comentários positivos sobre os negativos. Mais ainda: os eleitores de Valmir, solidários e leais ao seu líder, começam a declarar voto para Rogério Carvalho e fazer campanha para o candidato petista – mesmo aqueles que manifestam preferência por Bolsonaro na disputa pela presidência da República.
Corresponde a 796.718 o total de votos obtidos por Valmir e Rogério no primeiro turno. Para sagrar-se vitorioso no próximo dia 30, o candidato petista não precisará atingir essa votação, mas algo em torno de 500 a 580 mil votos, considerando que a abstenção e a quantidade de votos nulos e brancos costumam ser maiores no segundo turno, reduzindo, por conseguinte, o total de votos válidos.
Não resta dúvida, portanto, que quebraram a cara aqueles que apostaram no derretimento de Valmir após o anúncio da aliança estratégica e programática com Rogério. E como os interesses dessas aves de mau agouro são sempre contrários aos do povo, há razões de sobra para comemorar a aliança entre os dois maiores líderes da oposição.
*É Delegado de Polícia e foi candidato a prefeito de Aracaju em 2020”.