VALE LEITURA – Jornalista Cláudio Nunes faz análise certeira sobre a Comunicação Pública – ou a falta dela – no governo que se encerra. Fábio mudará esse cenário? Leiamos e avaliemos!

Se tem alguém bem a cavalheiro pra falar sobre a Comunicação Pública do governo Belivaldo Chagas (PSD), esse alguém é AnderSonsBlog, que tem um monte de amigos na estrutura comunicacional governamental atual e já debateu intensa e diretamente com os que realmente importam lá dentro sobre o tema e, infelizmente, chegou a conclusão de que não teve, não tem e não terá jeito que dê jeito: Belivaldo não se preocupou em comunicar sua gestão com o interesse público a frente de todo o mais e ponto! Mas quem analisou essa problemática de forma muito mais competente e aprofundada, colocando tudo em certeiras palavras, foi o amigo jornalista Cláudio Nunes, em sua coluna desta sexta, 18 (leia aqui). Da nossa parte, sincera e desapegadamente, o desejo é que o governador eleito, Fábio Mitidieri (PSD), mude para melhor o estado das coisas em diversas frentes, mas que tenha uma atenção especial para o que virá a fazer na Comunicação Pública sergipana. Porque, ao final e ao cabo, se seguir com o mesmo receituário de Belivaldo, Fábio apenas cometerá os mesmos erros e será devidamente cobrado por eles. Simples assim! Mas vamos à essa tão necessária leitura.

 

Comunicação caolha! Beli não resolveu. Mitidieri terá coragem p/ mudar?

Cláudio Nunes*

É inegável que os governos de Belivaldo e de Jackson não têm comparação. Belivaldo teve coragem de resolver gargalos em várias pastas colocando técnicos, como, por exemplo, na Fazenda, na Ação Social, Saúde, entre outras. Porém, duas pastas importantes foram renegadas ao segundo plano: comunicação e turismo. Sobre esta última, o blog fará, na próxima semana, uma reflexão, hoje vai se deter a insossa e caolha comunicação governamental.

Com a justificativa de cortar gastos, Belivaldo, em abril de 2020, extinguiu a Secretaria de Comunicação Social que virou uma mera superintendência. Um apêndice do gabinete. O secretário da época, Sales Neto, ao invés de bater o pé, aceitou calado, já que ganhou como prêmio de consolação a pasta do turismo.

O jornalista e amigo Givaldo Ricardo, que assumiu a superintendência, é um excelente profissional, mas não preenche os requisitos para gerir uma pasta que deveria ter como maior premissa o interesse público e não corporativista. Givaldo, hoje, é um mero porta voz do governador e, a preocupação, é em manter em dia o pagamento de meia dúzia de veículos de comunicação com nomes sonoros, para não desgastar o governador. Aliás, está ficando feia essa parceria desnudada esta semana onde alguns veículos já começaram a fazer lobby para manter Givaldo no cargo.

Choque de gestão como ocorreu em 2007

Ao assumir o governo em 2007, o professor Marcelo Déda surpreendeu muita gente ao anunciar o nome da então pouco conhecida Eloísa Galdino para o comando da comunicação. Este jornalista lembra que quando foi conversar com ele, ainda na transição numa sala no antigo CIC, quando ele disse: “é preciso fazer uma ruptura nesta estrutura viciada”.

Eloísa passou quase dois anos e meio na pasta, mas foram suficientes para ela implementar um novo jeito, com a preocupação maior no interesse público e não apenas no interesse político e empresarial de alguns poucos.

Se quiser começar bem, Fábio Mitidieri precisa realizar um novo choque de gestão na comunicação. Não apenas retornar à secretaria, mas nomear alguém jovem, com uma visão nova e moderna, com experiências em todas as áreas da mídia moderna e com a confiança não só dele (o governador), mas do grupo de gestão.

Com certeza, ao lado dele, nestes anos todos de político, Fábio Mitidieri deve ter pelo menos um nome que possa “vestir” com transparência e ética este choque de gestão em busca de uma comunicação voltada não apenas para o interesse de meia dúzia de veículos e profissionais que se intitulam “donos das maiores audiências” (engraçado, hoje em Sergipe os programas de rádio matinais cada um tem o “ibope” para chamar de seu) e muitas vezes extrapolam o limite da defesa do interesse público para o interesse empresarial.

A Comunicação de Sergipe precisa ser o retrato dessa gestão que prometeu ser jovem e inovadora. Chega dos mesmos nomes.

É aguardar! Que o novo governo realmente assuma este desafio. De mudar a forma de relacionamento empresarial, para um relacionamento saudável, tendo como princípio basilar o interesse público.

*é jornalista e mantenedor do Blog do Cláudio Nunes.

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário