Vitória incontestável de Rogério Carvalho no PED do PT é um convite à reflexão pras demais lideranças petistas: em respeito a democracia, que o partido saia unido dessas eleições

E em que pese já estar acostumado com as ‘pedradas’ que recebe sempre que faz essa afirmação, AnderSonsBlog não se incomoda nem de repeti-la e nem em ser criticado pelos antipetistas: o PT é o partido mais democrático em atuação no Brasil e ponto! Afinal, leitor e leitora, me diga aí qual outra agremiação partidária brasileira elege seus dirigentes municipais, estaduais e nacional através do voto direto de seus filiados? Como a resposta a essa pergunta é um sonoro ‘cri-cri-cri’ de grilo no escuro, então a reafirmação é correta: o PT é o mais democrático partido brasileiro e cabô!

E foi assim que no Processo Eleitoral Democrático (PED) do PT, ocorrido no domingo, 6, as correntes internas alinhadas com o senador Rogério Carvalho o levaram a uma ampla vitória no partido. Vamos com alguns números que ajudam a entender o todo: foram 65 municípios realizando eleições para a escolha dos seus respectivos diretórios. Nesses, os aliados internos de Rogério concorreram em 55 cidades e venceram em 54 delas!

E em termos de votos diretos, dos cerca de 10 mil computados, sendo essa a maior participação de votantes na história do PED do PT sergipano, 6.131 votos foram para Rogério, 2.442 foram pra Cássio Murilo e Carol Rejane teve 403 votos. Além desses, 471 foram em branco e outros 186 foram nulos – resultados esses que ainda não haviam computado os votos oriundos da cidade de Malhada dos Bois, beleza?

Lógico que aqui ninguém vai ‘dourar a pílula’. Mas em que pese a derrota acachapante de Cássio, apoiado pelo ministro Márcio Macedo – e mesmo com essa candidatura tendo batido sem dó em Rogério, inclusive com ‘acusações’ claramente calcadas em fake news –, eis aí um fato que precisa ser avaliado como ele realmente é: o PT, em Sergipe, na sua imensa maioria, acredita que os destinos do partido devem ser conduzidos por Rogério Carvalho. Não há o que se discutir sobre isso!

Agora, como já dito, sem ‘dourar a pílula’, quem acabou ganhando demais com essa eleição interna foi o próprio PT, pois viu sua militância mostrar a cara, participar em grande número e, o principal, votar muito, votar claramente e fazer a vontade da maioria prevalecer.

Ah, AnderSonsBlog, mas o que ficará são os rachas internos, né não?’, poderia questionar o leitor e a leitora mais céticos. Ao que a casa aqui rebate: de jeito nenhum e de forma alguma! A não ser que a turma que perdeu a eleição não aceite o resultado, ora pois!

Sim, porque até a nota de solidariedade de Rogério para com a militante e fiscal das eleições, Layanne Carvalho – que marchava com uma candidatura contrária a de Rogério –, que foi agredida durante o processo, é muito objetiva: a atual e a próxima direção do PT sergipano levarão a cabo esse assunto e não deixarão passar em ‘brancas nuvens’ um episódio que poderia macular, como bem diz a nota, o fato de que “o PT sempre será terra fértil para a democracia, o respeito e a liberdade”.

Ao assinar uma nota que se encerra com essas palavras, Rogério Carvalho dá os sinais do que deve vir por aí: um PT unido! Caberá agora às correntes internas e antagônicas a ele aceitarem o resultado, exultarem a democracia petista e irem a luta pra fortalecer o partido. E qualquer coisa que fuja a esse cenário virtuoso poderá ser interpretado pela sociedade em geral como negacionismo e desrespeito às decisões da maioria.

E, leitor e leitora, vamos e convenhamos: diante de todo o histórico do PT e, principalmente, diante de toda a luta pelo fortalecimento da democracia brasileira que o partido assumiu nos últimos anos, nada mais contraditório do que correntes internas não aceitarem o resultado das próprias urnas, né assim? Pois é!

Gostei 5
Não Gostei 0

1 Comentário

  • Ribeiro Filho

    8 de julho de 2025 - 10:59

    Declarar que o PT é o partido da democracia é algo muito fora do contexto político desse partido. Afirmar que um partido que persegue seus adversários feito um animal predador, que usa como principal armar nas campanhas de eleições destruir a reputação dos adversários, mais até do que apresentar um plano de gestão.

    Essa agressão dentro da eleição interna do partido, é o retrato fiel dessa sigla partidária. Se o PT agride uma militante/mulher no processo de eleição interna, imagina o esse partido é capaz de fazer numa eleição com adversários políticos de outros partidos… Não existem amadores nessa, todo mundo é profissional formado pelos jargões marxistas, é que na verdade 90 % dos petistas nao leram Karl Marx e ou outros 10% leram, com certeza não fizeram uma leitura acurada.

    Quanto ao partido mais democrático, se fizer uma análise rápida de quem o Presidente petista Lula da Silva tem se aproximado e tem boas relações eletivas, quase 80% são países dominados por ditaduras cruéis. Da Ásia, África e América Latina. Pronto falei…

Deixe um Comentário