Yandra Moura pré a prefeita de Aracaju? Sim, e por que não? Desenvoltura da deputada em Brasília e maratona dela no niver da capital apontam pra isso!

O jornalista Luiz Carlos Focca, da ITTv, além de grande profissional, é um provocador de mão cheia. E, em sua página do Insta, Focca provoca, a partir de fotos recentes da deputada federal Yandra Moura (UB) no mesmíssimo Insta, a discussão da possibilidade dela ser pré a prefeita de Aracaju em 24.

Já a casa aqui, apesar de usar e abusar do mega – e Meta – universo de Zuckerberg pra divulgar suas produções, achou a provocação interessante e necessária, mas trará o debate pra esse nosso cantinho aqui, mais intimista – e, óbvio, infinitamente menor.

Mas isso até mais por conta da liberdade no quantitativo da escrita – e também porque AnderSonsBlog não é besta e, assim como Zuckerberg, busca gabaritar é seu próprio espaço de discussões, né não?

Assim, vamos aos fatos: Yandra fez uma verdadeira maratona neste fim de semana, com vídeos – o do caranguejo ficou simplesmente sensacional e pra matar de inveja quem, como a casa aqui, está temporariamente proibido de degustar tal iguaria, tratando da saúde que está nesse momento, ok? –, com participação nas programações oficiais e até com um bolo de aniversário bem simpático, a deputada fez questão de lembrar que é aracajuana da gema e que seu mandato está à disposição para ajudar a capital sergipana.

Além disso, Yandra se fez acompanhar pelo seu pai, André Moura, secretário especial do Rio de Janeiro em Brasília e inegável liderança política em Sergipe. E olha que, como já observou este site, Yandra Moura é senhora absoluta de seu mandato (leia AQUI). Por isso mesmo que a sua aparição pública ao lado de André nesses atos aracajuanos reforça a simbologia de toda a sua ação voltada para a nossa aniversariante, né verdade?

Tudo bem, tudo certo! E até poderia ser apenas mais uma pessoa na vida pública, no exercício de um mandato, fazendo mimos para Aracaju, por méritos mesmo da celebrante.

Só que AnderSonsBlog teve acesso a uma recentíssima pesquisa para consumo interno – e aqui um parêntese de agradecimento ao executor da pesquisa e a seu contratante que, assim como combinado, terão os números e os nomes de ambos na condição de anonimato, embora não pudesse deixar de reiterar o nosso muito obrigado aos dois, viu? – e a coisa toda dessa movimentação de Yandra ganha contornos efetivamente concretos. Vai vendo!

Yandra, num cenário amplo-amplíssimo de candidaturas, pontua modestamente, mas pontua! Já numa lista mais fechada, um outro cenário toma forma e força: as oposições vão extremamente bem, obrigado. Mas, nesse caso, vale um adendo: essas oposições também são oposições entre si mesmas!

Complicado? Então explica-se: nos dois cenários consultados pela pesquisa, o somatório das intenções de voto em Emília Correia (Patriotas), Valmir de Francisquinho (PL), Eliane Aquino (PT), Linda Brasil (Psol) e Rodrigo Valadares (UB), todos oposicionistas, é espetacular!

Só que aí, nesse grupo, só se vislumbra dois alinhamentos possíveis: Emília e Rodrigo de um lado, Eliane e Linda do outro. E porque não incluir Valmir em um ou em outro grupo? Simples: porque o ex-prefeito itabaianense, embora alguns, por ingenuidade ou por má intenção mesmo, tentem lhe inserir em uma ou outra corrente ideológica, trata-se de um político pragmático, de resultados, e que teve um desempenho fenomenal em 22 não por ser de direita ou de esquerda, mas por ter feito duas gestões pra lá de exitosas em Itabaiana e, por isso mesmo, poderia tranquilamente se alinhar a quaisquer agrupamentos – mas isso é assunto para uma outra postagem…

E do lado governista? Bem, aí é uma saraivada gigantesca de nomes que aparece. A eles: Daniele Garcia (Podemos), Katarina Feitoza (PSD), Nitinho (PSD), Fabiano Oliveira (PP), Luiz Roberto (PDT), Zezinho Sobral (PDT), Wanesca Barbosa (sem partido), Jeferson Passos (sem partido) e a própria Yandra. É gente que não acaba mais!

E embora as intenções de voto nessa turma governista, somadas, sejam menores do que as do pessoal da oposição, é lógico que, desses nomes todos, a tendência é que os comandantes do próximo processo eleitoral pelo lado governista, o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), fecharão em um único, de consenso, para encabeçar a chapa para a prefeitura de Aracaju.

Entende, leitor e leitora, que enquanto a oposição se divide em dois blocos claros – podendo ainda haver defecções que ampliem o escopo de candidaturas –, os governistas tendem a se unir em volta de um único nome – embora a possibilidade de alguma defecção não possa ser descartada – e só isso já garante um cabedal interessante e competitivo de votos para 24?

E assim voltamos a Yandra – mas que vale para todos da extensa lista de nomes governistas que aparecem na pesquisa e que podem, sim, sonhar como uma candidatura.

A deputada federal, muito bem assessorada politicamente por seu pai, faz um movimento justo e correto ao ligar seu nome e seu mandato – que tem sido bem ok, viu? – a Aracaju e as suas demandas, uma vez que, como diria o Padre Zezinho, o “caminho se faz caminhando”.

Se Yandra Moura conseguirá emplacar seu nome como pré a prefeita do agrupamento governista, aí são outros quinhentos. Mas que Yandra começa da forma correta a percorrer esse caminho, disso não resta nenhuma dúvida! Sigamos!

Gostei 0
Não Gostei 0

2 Comentários

  • Wilker Lima

    19 de março de 2023 - 20:15

    Muito bom o texto e a análise.

  • Lúcia de Fátima de Oliveira

    19 de março de 2023 - 20:22

    Meu caro repórter, parabéns pelas suas colocações, realmente que venha um bom candidato, pois trabalhamos com as comunidades e estamos precisando de mais atenção em relação à Saúde Municipal, grandes filas, exames meses sem conseguir.Então é isso, foi um prazer contribuir, Lúcia do Coqueiral.Obr.

Deixe um Comentário