A gestão diferenciada e qualificada de Adailton Sousa em Itabaiana em 4 atos, sendo um deles merecedor de destaque e ainda com plus ao final do texto. Entenda

Quem quiser que diga que este AnderSonsBlog puxa o saco de Itabaiana. Até porque, depois de 10 anos trabalhando direta ou indiretamente no município, estranho mesmo era se este que vos escreve não se tornasse fã incondicional do “Itabaiana Way of Life”. A cidade e sua população são realmente diferenciados. E o melhor: essa diferenciação é para melhor, viu?

Então, a casa aqui se sente muito à vontade para gabar Itabaiana. E não seria diferente com a gestão do prefeito Adailton Sousa (PL). E, nesse caso, traremos 4 situações ocorridas em apenas uma semana e as dividiremos em 4 atos. Ao final, caberá a você, leitor e leitora, avaliar se são ou não são casos especiais e merecedores de destaque por méritos mesmo. Vai vendo!

1º Ato (17/04/23)

Adailton dá posse ao médico sanitarista Antônio Samarone como secretário de Cultura;

2º Ato (17/04/23)

Adailton assina ordem de serviço para início imediato da construção do Estádio Municipal Francis de Andrade

3º ato (22/04/23)

Itabaiana é o time campeão do Sergipão 23 em cima do Confiança depois de 11 anos

4º Ato (24/04/23)

Adailton anuncia pagamento da folha salarial dos professores do município com pagamento também do retroativo do Piso Nacional dos meses de janeiro e fevereiro

Percebe, leitor e leitora, que tudo isso aconteceu em apenas uma semana? E vamos detalhar a grandiosidade de cada um desses anúncios/atos. Comecemos por Samarone na Cultura. Infelizmente há uma cultura – perdão pela redundância – de deixar a pasta da Cultura para como moeda de troca política. E isso é na quase totalidade de municípios. No caso itabaianense, o jogo mudou: Samarone é um intelectual de mão cheia, historiador de profundo conhecimento e, melhor ainda, sabe fazer chegar até o povo os conhecimentos que possui. E sabe o que mais? Samarone é gestor, comandou o transito de Aracaju, como superintende da SMTT no governo do saudoso Marcelo Déda enquanto prefeito da capital, e se saiu muitíssimo bem. Ou seja: o novo secretário terá condição de pegar a Cultura e alocar nela gestão! Além, é claro, de Itabaiana ter uma história riquíssima, além de manifestações culturais realmente relevantes – de orquestra sinfônica a Bienal do Livro, do rock ao arrocha, das artes plásticas ao folclore e por aí vai… – que precisam para vibrarem, para aparecerem e para serem devidamente reconhecidas justamente de gestão! Assim, Samarone é o cara certo, no momento certo e no lugar certo! Ponto pra Adailton, ora pois!

Aí vem o 2º ato, iniciado ainda na gestão de Valmir de Francisquinho (PL) e que se concretiza agora: o Estádio Municipal de Futebol. Numa cidade apaixonada pelo futebol profissional e amador – a Copa Chico Canta Galo é gigantesca! –, ter um estádio próprio é show de bola, é goleada mesmo. E dar o nome de um mito radiofônico do nível do saudoso Francis de Andrade é aquele golaço que merece placa e tudo. Então, tome mais um diferencial de craque, né verdade?

No 3º ato, é preciso também colocar um ponto: o que AnderSonsBlog batizou de Escola Valmir de Francisquinho de Gestão. E Adailton prova que é governo de continuidade e não de continuísmo, pois as verbas de subvenção para o time do Itabaiana têm tido uma regularidade ímpar ao longo dos 10 últimos anos. E mesmo que em 13, 14, e 15 o Itabaiana não tenha dado alegrias aos seus milhares de torcedores, o time foi vice em 16, 17, 18 e 19, ficou em 3º lugar em 20, foi o 4º em 21 e novamente 3º em 22. Claro que a vitória é o que mais marca, caso do título neste ano da graça de 23. Mas o ato que merece mais destaque nesta análise é justamente pelo fato de Adailton Sousa ter sido dirigente do Itabaiana nos últimos anos, antes de se tornar prefeito, mas não ter feito nenhuma loucura com os recursos públicos, numa clara indicação de que segue à risca os ditames da Escola Valmir de Francisquinho de Gestão, com trato correto do dinheiro do povo, mas também mantendo o apoio financeiro ao time de forma regular e firme, sem vacilos e nem arroubos populistas. Aí, ao ver o time competindo em altíssimo nível ao longo de tantos anos, a coroação veio com o título do último sábado, 22. É ou não é uma premiação que, além dos jogadores e comissão técnica, pode sim ser comemorada pela administração municipal? Pois é, né?

E pra fechar os atos, o pagamento do salário dos professores no dia 24 – até porque o dia 22, tradicionalmente dedicado ao pagamento dos professores, foi um sábado –, novamente remete a Escola Valmir de Francisquinho de Gestão e, enfim, também deixa com água na boca os professores dos demais municípios, sendo que alguns deles, a duras penas – ou por serem pequenos e com poucos recursos, ou por falta de vontade política e de prioridades por parte de seus gestores –, até pagam o Piso Nacional dos Professores. Mas, diga aí, leitor e leitora, se você tem conhecimento de alguma prefeitura que, além de pagar o piso, já pagou também o retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro? Então, novamente, dá-lhe Itabaiana!

E o tal do plus lá do título? Bem, aí Itabaiana salta à frente com uma ação muito humana e, porque não, fofa: vem aí mais um mutirão de castração de felinos e caninos, agora no início de maio, com mais 120 castrações disponibilizadas para os tutores de pets que se inscreveram na primeira etapa desse projeto fantástico. É ou não é de encher os olhos?

E, como AnderSonsBlog já frisou, tudo isso acontecendo em um espaço de apenas uma semana! Aí pode chamar de puxa saco, se quiser. Mas aí AnderSonsBlog passa a ter o direito de lembrar que paixão política também cega, né? Em resumo: tem como não reconhecer que Itabaiana é diferenciada e que Adailton Sousa está fazendo uma tremenda gestão? E tenhamos dito, ora pois!

Gostei 0
Não Gostei 0

2 Comentários

  • Nildo Santos

    25 de abril de 2023 - 18:53

    parabens. Aula de gestao de excelente grandeza

  • REGES B SILVA SILVA

    27 de abril de 2023 - 21:03

    VENHO PARABENIZAR O MEDICO SANITARISTA SAMARONE PELO CARGO DE SEC DA CULTURA DE ITABAIANA. BEM MERECIDO. FALTOU NO ANDER BLOG DIZER QUE SAMARONE FOI SEC MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU POR 2 VEZES..GESTÃO JACKSON BARRETO E EUVALDO NOGUEIRA. SAMARONE É CULTURA VIVA DE ITABAIANA E SÁBIO DAS COISAS DE SERGIPE, DE ARACAJU. FOI MILITANTE DO PCB E DO PT DE LULA DEDA. DEIXOU DEPOIS DOS ESCÂNDALOS DAS CORRUPÇÕES DO MENSALÃO E DO PETROLÂO.

Deixe um Comentário