Eleições 22: o signo da mudança rege um pleito que já pode ser considerado histórico e único em Sergipe

Terça, 2 de agosto de 22. Não, não há nada de cabalístico nessa data específica. Mas, a contar de hoje, faltam 60 dias para as Eleições 22.

E como é de seu feitio, AndersonsBlog segue não esmiuçando o cenário nacional até por entender que se eu e você, leitor e leitora, não nos debruçarmos sobre as questões locais, tanto fez como tanto fará quem ganhar nacionalmente, pois Sergipe seguirá na cantiga da guiné!

Assim, Alessandro Vieira (PSDB), Antônio Cláudio (DC), Elinos Sabino (PSTU), Fábio Mitidieri (PSD), João Fontes (PTB), Niully Campos (PSOL), Rogério Carvalho (PT) e Valmir de Francisquinho (PL), desde o último 30 e até o próximo 5 realizam convenções que homologarão seus nomes ao governo, além dos nomes ao Senado e aos parlamentos estadual e federal.

Destes, é inegável que Mitidieri e Rogério representam mais do mesmo – ainda que ambos estrebuchem quando AndersosnBlog ou qualquer outro analista diga o óbvio: os dois são gêmeos univitelinos, nascidos do mesmo ventre governista que aí está desde 06. Aliás, legal mesmo seria que eles assumissem isso e desencanassem. Mas é compreensível que nenhum deles queira ligar seu nome ao de Belivaldo Chagas (PSD). Paciência…

Já as outras cinco candidaturas a serem homologadas ao longo desse período “convencional” são oposicionistas de fato, de direito, de alma e coração. Umas mais, outras menos, mas todas representam efetiva mudança no “mecanismo” sergipano. E outra questão interessante: não há candidaturas caricatas no processo das Eleições 22 em Sergipe. E isso é muito bom!

Antônio Cláudio, o geriatra, pode não ser tão conhecido, mas é candidato com formato e consistência. Elinos Sabino é velho de guerra na esquerda mais radical, mas efetivamente participativa. Niully, além de ser a única mulher no páreo pelo governo, está num partido em ascensão – na avaliação de AndersonsBlog, o PSOL pode superar o PT na Alese, pode anotar isso aí.

E temos ainda Alessandro, grande surpresa em 18, senador que, goste-se ou não, tem um trabalho destacado em Brasília, além da grande novidade, líder em todas as pesquisas e uma espécie de nome doce na boca do povo sergipano, Valmir de Francisquinho.

Aliás, se as eleições fossem hoje, 2 de agosto, Valmir poderia levar a parada já em primeiro turno. Mas como elas ocorrem daqui a dois meses, é correto dizer que, em havendo segundo turno, ele será entre Valmir e outro – até mesmo os demais candidatos competitivos já admitem isso.

Mas ainda que AndersonsBlog não ouse cravar o resultado final, não se abstém de afirmar que os ventos da mudança sopram como pouquíssimas vezes já sopraram em Sergipe ao longo da nossa história. E, em momentos assim, cabe a você, leitor e leitora, ter discernimento e responsabilidade, pois mudar é bom e necessário, mas é preciso mudar para melhor, né isso?

E cabe aos candidatos lançarem suas velas para fazer seus respectivos barcos aproveitarem os ventos que sopram. Quanto mais verdadeiro, quanto mais olho no olho, quanto mais crível for o candidato, quando mais humana, sem maquiagem, sem armações e sem lero-lero for a candidatura, mais chances terá. E isso tudo é bom pra Sergipe, ora pois!

Portanto, que comecem os jogos – e que, na medida do possível, seja um jogo limpo. Claro que política é política, mas o povo tá bem de saco cheio das mesmas práticas. Por isso, candidatos e candidata, apresentem coisas novas e realmente legais. Isso fará a diferença.

Simbora!

Deixe um Comentário