Fábio Mitidieri e Marcos Franco, governador e secretário de Turismo, têm chance de ouro nas mãos: reverter decisão da Gol sobre voos Aracaju/Salvador

Vamos direto ao ponto: o Portal Infonet publicou breve notícia sobre o fim dos voos entre Aracaju e Salvador. AnderSonsBlog não vai entrar em detalhes técnicos dessa operação aérea (quem quiser saber mais, leia AQUI) que está em vias de ser extinguida. A preferência aqui da casa é pela análise e aprofundamento dos fatos.

Portanto, vamos lá: primeiro que a ligação aérea entre as duas capitais nordestinas, a partir de Aracaju, nem se trata de uma “menina dos olhos” dos operadores de turismo de ambas cidades.

Se tiver, bem! Se não tiver, tudo bem também, pois a Linha Verde entra em ação e, pra quem está realmente turistando, a distância e o tempo entre as duas cidades se tornam complementos bastante aprazíveis numa eventual temporada de descanso e passeio, certo? Que o diga, a nossa Indiaroba e seus encantos, quase que bem no meio dos dois destinos, ora pois!

Só que a questão não se resume nisso, inclusive turisticamente falando: e o Turismo de Negócios? E o Turismo Religioso? Imaginemos uma situação prosaica: alguém de Aracaju quer ir a uma grande feira/evento de negócios, seja de qual for o ramo, em Salvador. Daí que, daqui pra lá, ou vai de carro em três horas, sem contar o trânsito. Ou vai de avião/ônibus, ambos com mais de 5 horas de viagem, pelo menos, sem contar o trânsito também. E num voo direto,que está prestes a ser extinto? Coisa de 40, 50 minutos e pronto!

Mas vamos pegar uma situação hipotéticamente inversa: alguém de Salvador, devotíssimo de Santa Dulce dos Pobres, deseja participar de algum evento alusivo à Dulce em Aracaju, São Cristóvão ou Itabaiana, por exemplo. Daí que sair de Salvador pra Aracaju de avião é relativamente fácil, pois várias companhias operam a rota. Mas, e o retorno, como faz? Aluga um carro e passa, no mínimo, 3 horas, sem contar o trânsito, para retornar ao aconchego do lar? Ou pega avião/ônibus e leva mais de 5 horas pra fazer o mesmíssimo trajeto?

E olha que essas situações dizem respeito tão somente ao seguimento turístico! E quando as demandas forem de ordem pessoal, como um contrato a ser assinado, uma importante e até restauradora visita a um familiar adoentado, uma celebração familiar, um reatar de relacionamento, um findar de relacionamento, um abraço amigo ou um olho no olho decisivo, é normal aceitar que se possa até sair de Salvador para Aracaju de avião, mas que não se consiga fazer a mesma rota, desta feita inversa, entre Aracaju e Salvador, sem que se gaste horas preciosas que valerão por todo um dia ou mais?

Ao ler a matéria do Portal Infonet indicada lá em cima, AnderSonsBlog pensou em descascar pesado pra cima do governador Fábio Mitidieri (PSD) e de seu secretário de Turismo, Marcos Franco, caso algo não seja efetivamente feito até o próximo dia 25, data final apresentada pela mesma matéria para o fim da operação do voo Aracaju/Salvador,

Mas aí parou e pensou: ‘em Sergipe, todos nos conhecemos! E pegar no pé, ainda que o tema seja sério e relevante, pode vir a ser tratado como algum tipo de resquício eleitoral/eleitoreiro. Bem, AnderSonsBlog sabe que não se trata disso, mas e uma ruma de baba-ovo que circunda o governador, seja Fábio ou fosse quem fosse, entenderia isso, considerando tal cobrança como coisa legítima e justa? Ah, mas claro que não, né? Então, deixa eu fazer de outra forma…’.

E, assim, lá vai!

Carta aberta a Fábio e a Marcos:

Caros Fábio Mitidieri e Marcos Franco, não deixem a oportunidade passar, meus queridos!

Governar é um ato de altruísmo, acima de tudo! E quando esse altruísmo se une a uma oportunidade inequívoca de montar num cavalo selado, aí é que o bicho pega!

Comecem admitindo e assimilando que a Gol está cagando pra Sergipe, pra Bahia ou mesmo pros cafundós de Judas! A Gol, corretamente, está atrás é de lucros, ora pois!

Depois excluam quaisquer barreiras existentes e/ou imagináveis e procurem quatro parceiros imprescindíveis: o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Sei que é difícil encontrar agenda, môs fios – como diria o fundamental David Leite. Mas se nada der certo procês se encontrarem, criem uma peste de um grupo de zap-zap!

Com uma força sêxtupla dessa magnitude, procurem a Gol e argumentem! E argumentos não faltarão! Iniciem pelas hipotéticas situações acima descritas por AnderSonsBlog, mas avancem pra questões mercadológicas, como por exemplo a ocupação de assentos ociosos, como bem tem feito o Márcio França em relação a aviação nacional!

E que tal elaborarem, entre si, seja nas administrações municipais aracajuanas e soteropolitanas, bem como nas estaduais sergipanas e baianas, intercâmbios que demandem deslocamentos aéreos entre as duas cidades?

Isso até poderia levar a Gol e as suas subsidiárias a aventarem a possibilidade de não apenas manter a linha entre Aracaju e Salvador, mas até criar uma nova, específica pra atender o roteiro Salvador/Aracaju, né não?

Enfim, façam alguma coisa, caras! Deem suas caras e corram atrás, cabras! Até porque as modestas sugestões aqui contidas são exatamente isso: modestas!

E vocês dois, Fábio e Marcos, são pagos pelo erário público para encontrar e oferecer soluções para problemas como este do encerramento de um voo direto entre Aracaju e Salvador!

Por fim, convenhamos: a data-limite tá sendo contada e ela se finda em 25 de março do ano da graça de 23! Se até lá nada for feito e nenhuma resposta objetiva for dada, se preparem: o “pau vai cantar na casa de Noca”, como a gente diria lá em Lagarto! Modestamente, é claro.

Aí então AnderSonsBlog vai pegar pesadamente no pé de ambos pelo fato de Sergipe, em seu governo e na sua gestão do Turismo, não demonstrar ter figuras cientes de seus papeis que, nesse caso específico, une o altruísmo governamental necessário a uma oportunidade massa de “montar no cavalo selado”.

Sem mais, atenciosa e carinhosamente

AnderSonsBlog”.

Gostei 0
Não Gostei 0

1 Comentário

Deixe um Comentário