Pesquisa Real Time/Big Data: Valmir de Francisquinho segue liderando mesmo após sofrer intensos bombardeios sobre sua elegibilidade

Alguns leitores, dentre, como diria o jornalista Cláudio Nunes, a “meia dúzia” daqui da casa, perguntaram por qual razão AndersonsBlog não analisa mais pesquisas.

Duas questões: a primeira é que o site decidiu que só analisará pesquisas em que constem os nomes de todos os candidatos; a segunda é que, em relação a pesquisa Real Time/Big Data, contratada e divulgada pela Record TV, divulgada no início da semana passada, faltou foi tempo mesmo nessa semana tão corrida.

Comecemos pelo óbvio: a pesquisa Real Time/Big Data ouviu 1.500 pessoas por telefone, nos dias 5 e 6 de agosto de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Record TV e registrado sob número SE-07619/2022

Assim, vamos ao resultado, com todos os nomes disponíveis até então, para governador:

Valmir de Francisquinho (PL) – 26%

Rogério Carvalho (PT) – 18%

Fábio Mitidieri (PSD) – 17%

Alessandro Vieira (PSDB) – 7%

João Fontes (PTB) – 1%

Niully Campos (PSOL) – 1%

Antônio Cláudio Neves (DC) – 0%

Elinos Sabino (PSTU) – 0%

Branco/Nulo – 18%

Não sabe/Não Respondeu – 11%

Bem, a pesquisa Real Time/Big Data, a primeira de um instituto nacional a ser realizada em Sergipe nestas Eleições 22, apenas confirmou o que os institutos locais vêm apontando há meses: Valmir de Francisquinho é o líder inconteste da corrida eleitoral até este momento e Rogério e Fábio que lutem pra ver quem fica com o segundo lugar, sempre até este momento.

Mas tem mais algumas coisas que a pesquisa demonstra. A campanha pesada que os adversários fizeram em cima de Valmir, dizendo que ele não era candidato, surtiu algum efeito, mas não o suficiente para tirá-lo da liderança. Basta analisar pelo total de votos válidos: antes dos ataques dos concorrentes, Valmir já chegou a ultrapassar os 50%. Nesta da Real Time/Big Data, beira os 40% do total de válidos.

E a outra coisa importante é que esta pesquisa foi feita entre os dias 5 e 6 de agosto, sendo que a data limite para a homologação das candidaturas foi 5. Assim, é de se supor que, com seu nome homologado oficialmente como candidato a governador, Valmir de Francisquinho possa aparecer em uma posição ainda mais confortável na liderança nas próximas pesquisas. Aguardemos!

Gostei 0
Não Gostei 0

4 Comentários

Deixe um Comentário