Yandra Moura vai pra cima dum problemão: obras públicas paralisadas! E estas têm, entre suas razões, o “menor preço” em detrimento do “Melhor Preço”. Entenda

O jornalista Jozailto Lima, do JL Política & Negócios, foi quem alertou este AnderSonsBlog a partir de uma publicação dele do último sábado, 9: no domingo, 10, foi aniversário de Luciano Barreto, o Luciano da Celi.

E para além das diversas manifestações de parabéns, as quais este site se soma, houve uma situação, possivelmente sem ligação direta com o aniversário em si, que acabou se tornando um imenso presente para Luciano e para uma de suas mais vistosas e justas lutas: a do Melhor Preço para as obras públicas.

E esse que pode ser considerado um presentão é obra e graça da deputada federal Yandra Moura (União) – aliás, a parlamentar diferenciada de Sergipe, viu? Mas aí é assunto pruma outra postagem –, através do Projeto de Lei 4.186/23. Vai vendo!

A ideia de Yandra é pra lá de justa: conseguir estabelecer marcos legais e fundamentos jurídicos palpáveis para a retomada de 14 mil obras públicas paralisadas atualmente no Brasil, segundo levantamento feito pelos órgãos de fiscalização e controle do país, nos âmbitos federal, estaduais e municipais.

E, grosso modo, é possível dizer que uma obra pública acaba sendo paralisada quando acaba o… dinheiro, ora bolas! Sim, porque se tiver o recurso em conta, qual construtora que não quereria terminar a obra, receber o dela e partir para outras?

E qual a razão do dinheiro acabar? É senso comum dizer que foi “roubo”, mas isso é pequeno demais para explicar um problema gigante desses, que pune milhares de trabalhadores da construção civil, centenas de empresas da área e, o mais importante, milhões de brasileiros e brasileiras enquanto contribuintes e cidadãos.

Agora, leitor e leitora, já parou para pensar que uma boa parte dessa problemática advém de um detalhezinho da nossa legislação voltada para as licitações, que trata especificamente do “menor preço”?

Sim, ganha uma licitação quem apresenta o “menor preço”! Mas quem garante que o “menor preço” será suficiente para que a obra seja começada, seja tocada, seja finalizada, seja entregue e, mais, que tenha a qualidade necessária e exigida para o bem-estar da população?

E é aqui que retomamos o papel importantíssimo de Luciano da Celi: como presidente da Aseopp, Associação dos Empresários de Obras Públicas e Privadas, Luciano já levantou, corajosamente, a bandeira do “Melhor Preço”.

Atentai: não se trata do “menor” e nem do “maior”. Se trata do “Melhor Preço”. E, dentre as defesas já realizadas por Luciano, inclusive em exposição realizada no Senado, está a de que o “Melhor Preço”, quando composto de forma justa, com leitura clara do mercado fornecedor, com planilhas absolutamente transparentes, com tudo o que for necessário para determinar o preço final da obra, óbvio que não resultará no “menor preço”, mas sim num valor correto, gerando capacidade de conclusão efetiva da obra iniciada e, assim, evitando que cheguemos a calamidade que são 14 mil obras públicas paralisadas, minha gente!

Por isso que AnderSonsBlog considera o PL de Yandra Moura um presentão, ainda que indireto, à Luciano da Celi e a essa justíssima bandeira dele em relação as obras públicas.

Justa e corajosa, visto que os gestores públicos, assim como os empresários da construção civil, dificilmente teriam a disposição e a coragem de Luciano para bater numa questão dessas, uma vez que, novamente pelo senso comum, muita gente poderia dizer se tratar de uma luta visando apenas atender as causas próprias.

Só que não é, pois obras públicas precisam começar e terminar, como os 14 mil trambolhos espalhados pelo país demonstram claramente, né verdade?

E, por fim, mas não menos importante, vale destacar que assim como concorda totalmente com essa bandeira do “Melhor Preço”, levantada por Luciano, AnderSonsBlog também discorda totalmente de outra bandeira do próprio Luciano, que é o ataque às Associações Pró-Construção. Mas que esses diferentes posicionamentos aqui da casa se dão exclusivamente pela quantidade de beneficiados.

Ou seja: AnderSonsBlog não é contra e nem a favor de Luciano. Mas é a favor da população que precisa do término das obras públicas, assim como é a favor de quem decide se associar para construir um imóvel por entender que a livre iniciativa e o livre mercado fazem bem demais à sociedade.

E por que AnderSonsBlog faz questão de tocar nesse ponto ao final dessa postagem? Simples demais: é pelo fato de existirem idiotas úteis – ou inúteis, a depender do ponto de vista de quem dá moral a esse tipo de gente – que bradam inimizades e ódios a partir de divergências opinativas.

E esse não é o caso aqui da casa que, por finalmente mesmo, deseja a Luciano da Celi muita saúde e lucidez para que possamos seguir concordando e discordado quando isso for possível.

E que nossas concordâncias não nos tornem capachos uns dos outros e que nem as nossas discordâncias nos tornem inimigos à ferro e fogo uns dos outros. Debater o bom debate é sempre positivo para todos, é sempre o fundamental numa democracia! E é sempre muito bom como forma de esclarecer ao maior número de pessoas possível. Simples assim!

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário