DÓ – Quando a informação é harmônica, afiada e afinada – Pronto! No título dessa nota de abertura do mais novo produto de AnderSonsBlog, a coluna 7NOTAS, já tá tudo dito: economia, política, cultura, vida social, empresarial e o escambau se juntam aqui de forma afiada, portanto direta e reta; de maneira harmônica, já que mesmo no caos se pode ver padrões absolutamente claros; e, por fim, afinada, sim, pois toda informação aqui será composta por “n” mãos que, sem pestanejar, orquestram as mais diversas sinfonias que compõem nossa realidade sergipaníssima. Começaremos as segundas, quartas e sextas. Mas se você, leitor e leitora, gostar, a gente amplia as apresentações da nossa sinfonia informativa, valeu?
RÉ – Uso do cachimbo é que faz a boca torta – A grita no meio empresarial é grande, ainda que abafada estrategicamente nesse primeiro momento, contra o governador Fábio Mitidieri (PSD): na percepção geral, ele já estreou cometendo o erro histórico de oferecer todos os incentivos para as empresas que vêm de fora, premiando os conterrâneos apenas com discurso bonito, tapinha nos ombros e muita taxação. Na avaliação deles, o governo está fazendo muita propaganda sobre empresas que querem se instalar em Sergipe, a exemplo de indústria de tratores, calçadista, complexo hoteleiro, cidade bíblica e por aí vai.
MI – Mas da boca de quem entende, o que é que sai? – Na avaliação fria de quem conhece os números e movimentos do mercado, a exceção da fábrica de calçados, nenhuma destas empresas, anunciadas recentemente para se instalar em Sergipe possui estrutura de capital de fato suficiente para fazer estes projetos saírem do papel, tudo não passando de contos de fadas ou de uma orquestrada e desafinada sinfonia de puro gogó.
FÁ – Incentiva o gogó, desmerece o lastro empresarial – Enquanto isso, por conta das taxações e da falta de acolhimento em nosso querido estado, grupos locais como Maratá, Motociclo, NatvilLe, dentre outros, já estão em tratativas com Alagoas, Bahia e Espírito Santo, recebendo todo o tipo de incentivo para poderem se instalar por lá.
SOL – E fala a voz da experiência… – Um experiente e requisitado analista de mercado, consultado por estas 7NOTAS, deu uma voadora na situação: “Posso lhe dizer que os empresários locais são empresários de verdade. Estes que estão ameaçando vir, conheço minuciosamente a história, é tudo lastreado no gogó”.
LÁ – Silêncio sepulcral – Por que ninguém fala qual é a real situação da antiga FAFEN, que no governo de Jair Bolsonaro (PL) passou para a UNIGEL e se transformou num dos marcos no governo Belivaldo Chagas (PSD)? A UNIGEL começou a funcionar no ano passado, mas opera muito abaixo da sua capacidade de produção.
SI – O que há? – Procede a informação de que existe um sigilo ou confidencialidade nas informações, já que a mesma corre o risco de ser desativada devido aos custos inviáveis para funcione a todo vapor? Estaria ela aguardando um S.O.S. do estado? Estarão eles escondendo uma grande polêmica dos sergipanos? Neste angu tem caroço!
2 Comentários
Nildo Santos
Dó em sustenido menor…
anderson
Acrescentamos uma 7ª menor aí… kkkkk