A Onshore Week, que segue até a próxima quinta, 13, em Maceió/AL, é um espaço privilegiado de debates sobre o futuro da produção energética brasileira e as oportunidades advindas desse novo momento nacional. E Sergipe esteve e seguirá presente, inclusive com o governador Fábio Mitidieri (PSD) prestigiando o evento. Mas para falar sobre o tema, AnderSonsBlog provocou o senador Laércio Oliveira (Progressistas) por uma razão mais do que óbvia: ainda que tenha gente querendo pegar carona nesse assunto, nunca é demais lembrar que Laércio foi o relator da Lei do Gás, que completou dois anos de sancionada no último dia 8, e, portanto, é merecedor de todos os créditos a partir dos investimentos que estão sendo feitos nessa seara. Confira, leitor e leitora, o relato de Laércio sobre a Onshore Week e voltamos pra comentar logo depois.
“Na abertura desse evento, a discussão, a partir da Lei do Gás, foi sobre a transformação que esse setor passou. Esse setor cresceu muito a partir da sanção da Lei que, no dia 8 de abril, completou 2 anos. Crescimento nos campos com concessão feita para outras empresas, inclusive empresas menores que têm tido um resultado maravilhoso. Todos estão aqui presentes, a exemplo da PetroRecôncavo, empresa baiana que trabalha na exploração de campos em terra, da Carmo Energy, que está aí em nosso estado cuidando do campo de Carmópolis, e também a empresa Origem, que está cuidando do polo em Alagoas e está tendo um crescimento extraordinário, na frente das demais, fazendo um investimento da ordem de R$ 400 milhões no polo deles. Portanto é um setor que se abriu a partir da Lei do Gás. Nesses três dias aqui a temática vai ser essa: discutir o futuro do onshore no País, num clima muito propício às discussões, numa expectativa de muitos investimentos, com muita coisa acontecendo no Brasil inteiro. Os governadores de Alagoas e de Sergipe também estiveram na abertura do evento e nós estamos aqui, discutindo esse assunto, porque ele tem muita importância para o nosso estado, pois os resultados, no futuro, serão muito benéficos para Sergipe, principalmente naquela região de Carmópolis, que tem uma abrangência em torno de 10 municípios. Então é isso: aonde tem perspectivas de desenvolvimento e de oportunidades para Sergipe é aonde eu estarei, principalmente nessa área de energia, porque isso é o que nosso estado precisa para promover geração de emprego e desenvolvimento e muitas outras coisas boas que estão para acontecer”.
Como é possível perceber claramente, ainda que o senador Laércio Oliveira tenha todo esse seu jeitão low-profile, absolutamente discreto, não tem como negar que ele é a figura decisiva no sentido da exploração de gás se tornar um ativo decisivo tanto na economia sergipana, quanto na brasileira. Simplificando: sem a Lei do Gás, relatada pelo próprio Laércio, um evento como a Onshore Week nem sequer existiria. Portanto, mandou bem demais, Laércio! É bem por aí!