Essa é A notícia:
“No primeiro dia de funcionamento, nesta segunda-feira, 17, a maternidade Lourdes Nogueira realiza primeiro parto. A gestante Gisandra Ferreira é residente de Nossa Senhora do Socorro e passou por um parto cesariano para o nascimento de Rebeca. A menina chegou às 16h01 com 3,354 quilos e 48,5 centímetros.”
AnderSonsBlog esperou por essa notícia para falar sobre a Maternidade Lourdes Nogueira, inaugurada na última sexta, 14, no bairro 17 de Março, em Aracaju. Custando pouco mais de R$ 18 milhões, esse é o tipo de obra que não vale apenas por um mandato, vale até por uma vida pública inteira.
E com tudo certo, tudo no lugar, a gente até poderia esquecer os quiprocós que antecederam a inauguração e, especialmente, o início do funcionamento da unidade de saúde. Mas AnderSonsBlog, em nome de quem efetivamente precisa da maternidade, vai lembrar só um detalhezinho.
É que a unidade, com capacidade para realizar 500 partos por mês, além de estar preparada para atender vítimas de violência sexual, quase não abre as suas portas por conta de denúncias junto ao Ministério Público sobre a forma de contratação dos funcionários.
Acontece que, por óbvio, esse tipo de denúncia só acontece da parte de adversários, né isso? Mas o problema é que as contratações se dão através do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, o INTS, que venceu o chamamento público para gerenciar a unidade.
Então não deixou de parecer uma brincadeira com a inteligência alheia esse tipo de denúncia, que tomou tempo do MP e quase colocou em risco o funcionamento da unidade de saúde aracajuana. E, claro, colocaria em risco a chegada de Rebeca, né isso?
Mas o calvário do prefeito Edvaldo Nogueira não se encerrará, ainda que o início do funcionamento da Lourdes Nogueira sirva de alento e, quem sabe, até como um exemplo de que na política não vale tudo, especialmente se esse “tudo” prejudicar a população.
Está suspensa, por enquanto, a análise do projeto de lei que prevê uma PPP para a saúde municipal. Aliás, já há um modelo em execução, na gestão do Nestor Piva, na Zona Norte, que tem se mostrado bem eficiente.
Acontece que a Câmara de Aracaju adiou as discussões por razões nada republicanas. Teve vereador que falou em “privatização” da saúde e que o povo teria que “pagar” pra ser atendido. Aí já é mesmo desonestidade intelectual. AnderSonsBlog não vai apontar nomes, pois essa discussão será aprofundada aqui também.
Mas nessa postagem, nesta segunda, 17, à partir das 16:01, temos duas coisas a celebrar: a chegada de Rebeca e a insistência e resistência de Edvaldo. A Maternidade Lourdes Nogueira é uma realidade. E embora saibamos que outras lutas virão para melhorar a saúde do povo de Aracaju, ao menos esta batalha foi vencida. E, para fechar, voltemos: na política não vale tudo, especialmente se esse “tudo”, ao final e ao cabo, venha prejudicar a população. Portanto, bota pra lá, Edvaldo!
1 Comentário
REGES B SILVA SILVA
NÃO VIMOS ANDER SONBLOG, ESCREVER UMA LINHA DE RECONHECIMENTO DAS GRANDES OBRAS REALIZADAS POR Dr JOÃO ALVES E AUGUSTO FRANCO. A PRIMEIRA MATERNIDADE PÚBLICA Construída EM ARACAJU, A NOSSA SENHORA DE LURDES, E FOI DE Dr JOÃO ALVES A IDEIA, O PROJETO E OS PRIMEIROS PILARES DESSA MATERNIDADE AÍ. VERDADE SEJA DITA. VERGONHA É MENTIR E OCULTAR A VERDADE.BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS.