Não é nada fácil explicar o fenômeno comunicacional em curso, com as redes sociais em constante ebulição. Com isso, a Comunicação meio que se tornou uma terra em transe. Mas um olhar apurado sobre alguns bons exemplos acaba sendo uma forma de entender que, num mundo “on”, as redes sociais têm um papel relevante. Especialmente se estiverem “linkadas” com outras formas de comunicar.
Acontece que, midiaticamente falando, cada vez mais as coisas “acontecem” primeiro na net. Por isso que o papel do Social Media – ou do gestor das mídias sociais de quem é seu assessorado – ganha tanto em relevância e importância.
Lógico que tem um monte de cabeça de bacalhau na área – pra ficar de fácil entendimento, você, leitor e leitora, já viu uma cabeça de bacalhau? Pois é, bem assim é com o resultado de alguns que se dizem Social Media, entende? –, mas também tem muita gente boa na ativa e garantindo resultados excelentes.
Assim, AnderSonsBlog vai fazer um breve recorte pra que o leitorado consiga separar o joio do trigo em um tema que está e seguirá sendo vigente por um bom tempo ainda. Afinal, é possível mensurar o trabalho de um Social Media? A partir de quatro exemplos, com certeza ficará mais fácil. Vai vendo!
O primeiro Social Media a ser destacado é Arthur Ferreira, secretário de Comunicação de Malhador. Seu compromisso em manter os cidadãos informados e engajados é evidente através das iniciativas que ele lidera. Desde o aumento da presença online da prefeitura – e do próprio prefeito Assisinho (PL) – até a divulgação transparente e criativa de informações cruciais, Arthur está demonstrando como a comunicação eficaz pode fortalecer a relação entre governo e população.
O segundo é Bruno Rafael, responsável pela presença constante do prefeito de Itabaiana nas redes. E como é Bruninho, como todos o chamam, a força motriz por trás disso como assessor e Social Media do prefeito Adailton Sousa (PL), fica claro que sua visão estratégica para o conteúdo digital tem ajudado a construir a imagem do prefeito e a manter os cidadãos informados sobre os desenvolvimentos locais. Sua habilidade de criar uma narrativa coerente e envolvente tem estabelecido um novo padrão para a comunicação política na região.
O terceiro é Mateus Melo, assessor e Social Media responsável pelas redes sociais do deputado federal Ícaro de Valmir (PL), que está demonstrando domínio das plataformas digitais para amplificar a voz política. Sua capacidade de transformar informações complexas em conteúdo acessível e envolvente tem conquistado uma audiência mais ampla, trazendo transparência e participação democrática para um novo patamar.
E o quarto é Brayom Pryns, Social Media do deputado estadual Marcos Oliveira (PL). Talvez este seja aquele a quem o maior desafio está reservado, visto que Marcos teve sua conta de Instagram hackeada no início de seu mandato agora em 23. E comunicar nas redes praticamente do zero não é tarefa mole, não! Ainda assim, e claro que contando com uma equipe de suporte, Brayom tem dado conta do recado, visto que ele é a “sombra” de Marcos em seu mandato que, mesmo com as dificuldades, tem conseguido ser efetivo na entrega das mensagens propostas pelo parlamentar.
Mas o leitor e a leitora mais atentos devem ter percebido duas coincidências: primeiro que todos os assessorados são do PL. Não é por acaso: o PL é, atualmente, a maior bancada no Congresso justamente porque se tornou o partido que melhor utiliza as redes sociais, transformando-as em canal direto com a população. Serve de exemplo, inclusive.
E a outra coincidência é que todos atuam no escopo da política agresteira sergipana. Também não é por acaso! O espírito empreendedor do itabaianense se arraiga por toda a região Agreste e desde o fenômeno Valmir de Francisquinho – também do PL, também de Itabaiana e também do Agreste – não pode ser menosprezado em termos comunicacionais.
E, ao final e ao cabo, essa postagem se dá porque os cabras são top mesmo! Quer conferir? Vai atrás dos perfis de Assisinho, Adailton, Ícaro e Marcos pra ver se AnderSonsBlog tá certo ou não! Bora ou vamos?