Esta semana, quando voltou a tocar no assunto polêmico que é o ataque da Aseopp, através de seu presidente, Luciano da Celi, às Associações Pró-Construção, AnderSonsBlog recebeu elogios e uma única crítica numa rede social em que o crítico classificava este site de “hipócrita” e questionava porque apenas AnderSonsBlog tocava no assunto.
Olha, pra começar, hipocrisia é falar de um jeito e agir de outro, grosso modo. Só que um site de Jornalismo de Opinião serve pra que se emita… opinião, lógico! E como aqui a gente também gosta e até incentiva que os outros tenham suas opiniões livremente, então a gente aceita que uma pessoa considere a liberdade de opinião uma “hipocrisia”, afinal, cada um no seu cada qual.
Agora, quanto a considerar na crítica que apenas AnderSonsBlog toca nesse assunto dos ataques desproporcionais, desnecessários e desarrazoados da Aseopp às Associações, aí a casa aqui fica feliz pelo reconhecimento de que não tem nada que nos cale diante de uma injustiça.
E por isso tudo é que voltamos à vaca fria desses ataques e, como não podia deixar de ser, voltamos às entrevistas concedidas por Luciano da Celi com o objetivo único de desmerecer o trabalho exercido no âmbito das Associações Pró-Construção.
Elenquemos alguns pontos: o presidente da Aseopp, por exemplo, segue dizendo que não é uma luta pessoal, mas personaliza seus ataques à uma empresa de assessoria técnica que auxilia as Associações Pró-Construção, a Condominial. Se há um alvo específico, claro que se trata de algo pessoal, né isso? Ainda mais quando existem outras empresas que prestam a mesmíssima assessoria, inclusive sendo uma delas ligadas a uma grande construtora, mas que não são atacadas pelo presidente da Aseopp, ora pois!
Outra polêmica: Luciano afirma, nas entrevistas, que sua movimentação se trata de “uma luta coletiva, mas a maioria é covarde”. Ora, quer dizer que outros empresários de obras públicas e privadas, ao discordarem desses ataques e não se somarem a eles, se tornam “covardes”? E o livre direito de escolher as bandeiras que se deseja defender, aonde é que fica? Pelo amor de Deus, né?
Mais uma contradição: o presidente da Aseopp, ao se referir à Condominial e, por tabela, ao seu gestor, Luciano Brandão, diz que “comete crime ele e quem comprou”. Ora, primeiro que não se trata de uma relação entre vendedor e consumidor, mas de assessoria e associados em torno de um mesmo objetivo, que é a construção de imóveis com todas as responsabilidades consequentes dessa atividade divididas solidariamente entre os associados do empreendimento. Ou seja: a pessoa que escolhe um modelo para construir que não seja aquele que é defendido por Luciano da Celi automaticamente se torna “criminosa”? Que absurdo!
Para fechar, uma outra declaração, digamos, “forte” do presidente da Aseopp: “A maioria dos órgãos prefere acompanhar e punir os que trabalham dentro da lei. O Brasil é assim. Nós sabemos disso”.
Poxa vida! São tantos servidores públicos envolvidos nessa questão, são tantos pais e mães de família lutando por seus proventos que chega a ser doloroso ouvir e ler alguém do porte de um Luciano da Celi apontar que esses mesmos trabalhadores e trabalhadoras “fecham os olhos” pros maus feitos e só punem quem está correto! Terrível isso!
Entende, leitor e leitora, porque é que AnderSonsBlog considera desproporcionais, desnecessárias e desarrazoadas a série de ataques da Aseopp contra o direito legítimo das pessoas se associarem às Associações Pró-Construção na busca de construírem os imóveis que desejam, da forma que desejam e, o principal, com um preço mais atrativo pra elas?
E entendem também porque é que este site não tem a menor intenção de se calar diante de ataques tão injustos? Não que AnderSonsBlog seja o dono da verdade, longe disso. Mas é que também ninguém pode se considerar dono da consciência de ninguém e muito menos dono de Sergipe. Simples assim!
P.S. Agora, se alguém achar que é exagero da parte de AnderSonsBlog a classificação como exageradas das declarações de Luciano da Celi, basta clicar AQUI e ver que tudo o que aqui foi analisado está ipsi literis na entrevista do presidente da Aseopp ao site Só Sergipe, do querido jornalista Antônio Carlos Garcia. É isso!